CTB manifesta solidariedade ao povo cubano pelo acidente em Matanzas

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) manifesta sua solidariedade ao governo e ao povo cubano, especialmente aos habitantes da Província de Matanzas pelos acidentes decorrentes das explosões de supertanques de armazenamento de combustíveis. A primeira explosão ocorreu na madrugada do dia 5 de agosto.

Na noite de domingo, por volta das 23h30, um segundo tanque de combustível desabou depois de queimar por quase 40 horas, causando uma enorme massa de fogo que iluminou toda a cidade e foi vista até no calçadão de Havana. Uma nova explosão foi registrada às 13h30 desta segunda (8).

O primeiro acidente provocou uma morte e 16 pessoas ainda estão desaparecidas. Três dos oito tanques instalados na base foram afetados, o que gerou a perda de milhões de litros de petróleo bruto e óleo combustível que estavam armazenados.

Os habitantes próximos à zona industrial da cidade marítima, no noroeste de Cuba, foram evacuados e é mantida uma vigilância estrita sobre as condições que podem levar à evacuação em outras áreas. A cidade não está em perigo até agora, de acordo com as autoridades.

Associamo-nos à dor do povo cubano, dos feridos e familiares das vítimas fatais. Cuba não está só. Temos a certeza de que a mobilização do povo será capaz de superar as dificuldades e minorar os sofrimentos acarretados pelo grave incidente.

Expressamos nossa solidariedade classista e reiteramos ao mesmo tempo nossa luta contra o cruel bloqueio imposto pelos Estados Unidos à Ilha Socialista, que causa severas dificuldades à economia cubana e à infraestrutura do país. Unimo-nos às demais forças progressistas do Brasil e do mundo nas campanhas em solidariedade ao povo cubano e a seu governo socialista.

Adilson Araújo, presidente nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil)

Foto de Oliver Zamora /Cubadebate

Compartilhar: