CTB manifesta solidariedade á greve dos artistas de Hollywood

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) manifesta seu apoio e solidariedade à greve dos artistas de Hollywood, que é ao mesmo tempo um alerta e um exemplo para a classe trabalhadora em todo o mundo.

A unidade dos profissionais que compõem as categorias de atores e roteiristas multiplica a força da paralisação, que enfrenta uma ameaça existencial para os artistas, como observou a atriz Fran Descher, presidenta do Sindicato dos Atores.

Na greve transparece uma das contradições mais perversas do capitalismo, originada pelo fato de que os ganhos de produtividade impulsionados pela introdução de novas tecnologias no processo de produção são apropriados exclusivamente pelos proprietários das empresas.

Deste modo, crescem os lucros capitalistas enquanto o trabalhador que cria a riqueza é alienado do produto do seu trabalho e forçado a aceitar depreciação de salários e direitos.

Este fenômeno, que em escala social resulta numa concentração de renda escandalosa, é notório em Hollywood e é agravado pela emergência da chamada Inteligência Artificial (IA), usada pelos empresários para reduzir a remuneração, a pretexto de cortar custos.

Como é de praxe, os capitalistas alegam dificuldades financeiras. Mas, não é isto o que dizem os balanços. A Netflix registrou lucro líquido de US$ 1,48 bilhão no 2º trimestre de 2023 e um crescimento de 8% no número de assinaturas da plataforma, conforme balanço divulgado pela empresa recentemente.

É preciso mudar esta lógica socialmente perversa e dolorosa de apropriação dos benefícios provenientes da aplicação da ciência e das novas tecnologias às atividades econômicas, de forma a distribuir os ganhos de produtividade para o conjunto da sociedade e, em especial, para a classe trabalhadora, que é quem produz a riqueza.

Tal mudança só será possível através da luta da classe trabalhadora. A greve em Hollywood é um pronunciamento vigoroso de trabalhadores e trabalhadoras estadunidenses nesta direção e pode contribuir para iluminar a consciência social e a luta em todo o mundo.

Com a convicção de que representa o sentimento do conjunto da classe trabalhadora brasileira, a CTB reitera total apoio e solidariedade à greve.

São Paulo, 21 de julho de 2023

Adilson Araújo, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil)

Foto: Getty-Images-via-AFP

Clique aqui para acessar versão em inglês

Compartilhar: