CTB divulga nota de total apoio à greve geral no Peru
A reunião da direção plena da CTB, ocorrida na terça-feira (8), aprovou, por unanimidade, uma nota de apoio à greve geral no Peru que será realizada nesta quarta-feira (9). A reunião orientou as entidades sindicais a fazer ampla divulgação da nota e encaminhá-la, com as adaptações necessárias, para os seguintes endereços:
Publicado 08/07/2008
1 – Palácio de gobierno: [email protected]ência.gob.pe
2 – Ministério del Interior: [email protected]
3 – Ministério de Trabajo y Promoción: [email protected]; [email protected]
Veja a íntegra:
_______
"Nota da CTB
Todo apoio à greve geral no Peru
A direção plena da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), reunida no dia 8 de julho de 2008, manifesta total apoio à greve geral programada para o dia 9 de junho, quarta-feira, no Peru. Os trabalhadores e o povo peruano lutam por direitos sagrados, como a soberania do país, o uso das riquezas minerais de forma menos injusta e uma melhor distribuição da renda nacional.
Para a CTB, esta luta também é de todos os povos latino-americanos, que passam por um significativo processo de mudanças progressistas. Por isso, merece amplo apoio das organizações democráticas de todo o planeta. Entendemos que o governo do presidente Alan Garcia é um dos poucos que destoam deste processo de mudanças ao adotar medidas antipopulares como a implementação do Tratado de Livre-Comércio (TLC) com os Estados Unidos.
A CTB tem acompanhado os protestos populares no Peru e se solidariza com a Central Geral dos Trabalhadores Peru (CGTP) e com a Coordenadoria Político e Social, que, ao lado de outras importantes organizações sociais e populares, estão organizando a greve geral. São estas organizações, no entendimento da CTB, que expressam os verdadeiros interesses do povo peruano, que são comuns aos demais povos da região.
Para os setores democráticos e progressistas, o governo de Alan Garcia — ao lado do governo reacionário do presidente Álvaro Uribe, da Colômbia — é um entrave ao desenvolvimento soberano da América Latina e merece o mais firme repúdio popular.
A CTB entende também que as bandeiras específicas que os trabalhadores levantam nesta greve geral — como a defesa de uma legislação que proteja o trabalho, o combate à terceirização e à precarização, a defesa do aumento salarial e da negociação coletiva — são comuns aos demais trabalhadores latino-americanos.
Todo apoio à greve geral peruana!
Toda apoio ao povo peruano no combate ao governo neoliberal do presidente Alan Garcia!
São Paulo, 8 de julho de 2008.
A direção plena da CTB."