Contmaf e CTB-ES lamentam morte de Severino

Leia abaixo as notas da Conttmaf e federações nacionais do setor marítimo e portuário, e da CTB-ES, sobre a morte do sindicalista Severino Almeida.

A nota da CTB-ES

É com muito pesar que a CTB-ES registra a perda do nosso grande companheiro e camarada Severino Almeida, grande líder sindical, firme em suas posições e um visionário das conquistas que seriam feitas pela classe trabalhadora, uma das mais importantes delas, o apoio incondicional para a fundação da nossa Central – a CTB – a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, que em sua titularidade expressa, que esta classe, formada por homens e mulheres, inovaria a luta política-sindical, defendendo a unidade na pluralidade, em âmbito nacional e internacional, na defesa intransigente dos direitos e garantias fundamentais das trabalhadoras e dos trabalhadores.

Somos gratos, a ele, que apesar de todos os títulos que agraciou em sua vida, aprendemos a tratar simplesmente e respeitosamente por Severino, até por que ser Severino no Brasil é mais que um nome, é uma identidade de um povo que luta e resiste e ao qual não falta coragem e teimosia criativa.

Por isso, lamentamos a sua ausência física na luta, mas não abriremos mão de nos lembrarmos de sua certeza no grande projeto que é a CTB, da sua confiança na classe trabalhadora e do grande legado que nos deixa e que tanto nos orgulha e inspira. À sua família e às/os companheiros da luta portuária, nas suas mais diversas organizações, manifestamos os nossos mais sinceros votos de pesar. Severino Almeida, presente.

Vitória, 12 de janeiro de 2022. Diretoria Plena da CTB-ES.
Jonas Rodrigues de Paula – Presidente da CTB-ES.