CDU aprova documento em defesa da democracia

Publicado 01/02/2023 - Atualizado 01/02/2023
O Conselho do Desenvolvimento Urbano de Belém (CDU) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (31), o documento “Todos em Defesa da Democracia”. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) foi representada na mesa pelo Sindicato dos Bancários do Pará.
Confira a íntegra:
O Conselho do Desenvolvimento Urbano de Belém (CDU) entende que a democracia é uma conquista de todos, fundamental para o desenvolvimento e equilíbrio da sociedade. Foi uma conquista de milhões de brasileiros e brasileiras, tendo como ápice a Constituição Federal de 1988.
A democracia aceita e cresce com a pluralidade de ideias, mas não tem espaço para a intolerância, onde poucos querem impor a todos seus sentimentos e posicionamentos. Diante do grave acontecimento no dia 8 de janeiro, quando uma horda de covardes invadiu a sede dos poderes da República e destruiu parte de nossa história e do patrimônio do nosso país, não podemos calar.
Registramos que repudiamos de forma veemente o ataque antidemocrático, repudiamos essa ação criminosa que destruiu o patrimônio público e desrespeitou nossa Constituição.
Assim, o CDU, ferramenta de controle social exige a apuração, punição dos responsáveis por ação e ressarcimento dos danos causados ao patrimônio público, por mando e por conivência, na certeza de que a democracia será preservada.