No Brasil, a mesa está cheia de venenos. Perigo

A hora da refeição é uma das mais esperadas pelos brasileiros bons de boca, como se diz. Se tiver em família, então, a bonança é certa e quase ninguém pensa sobre a qualidade do alimento e os caminhos que faz até chegar à mesa. No entanto, um dado mostra uma realidade preocupante.


O Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo. Mais de 111 mil pessoas foram afetadas por venenos entre 2007 e 2017. Os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, do Ministério da Saúde, mostram ainda que a maior parte é homem entre 20 e 39 anos que trabalha nas lavouras. 


Mas, os venenos ultrapassam essa barreira e chegam na casa dos brasileiros. E se engana quem pensa que só aquele tomate vermelhinho e grande pode ter agrotóxico. Os produtos podem estar presentes naquela pizza maravilhosa ou no pão, uma das paixões nacionais, se na produção do trigo e demais grãos foram usados produtos químicos. 


O pior é que as perspectivas para o futuro não são boas. Os ruralistas querem mais e a tendência é crescer o índice de pessoas infectadas. Os números mostram o porquê. Ao contrário do resto do mundo, o governo Bolsonaro abriu a porteira e, em apenas seis meses, autorizou a utilização de quase 300 produtos químicos nas lavouras brasileiras. Um recorde que traz ganhos ao agronegócio, mas que coloca em sério risco a saúde do brasileiro. 

Com informações de bancariosbahia.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.