Sem-casa acampam diante da prefeitura de Belo Horizonte em busca de regularização

Aloísio Morais

Dezenas de moradores da Ocupação Professor Fábio Alves, no bairro Barreiro, em Belo Horizonte, decidiram acampar na porta da prefeitura, no centro da cidade, em busca de negociação com o prefeito Alexandre Kalil (PSD). Eles reivindicam que seja realizado o cadastro das mais de 700 famílias da Ocupação, para que se busque uma alternativa a um possível despejo no futuro.
Como não havia qualquer sinalização da prefeitura até o final da tarde desta terça-feira, os sem-casa decidiram ficar acampados diante da prefeitura, na Avenida Afonso Pena, mantendo suas barracas armadas e chegaram a usar um fogão para preparar a refeição da noite.

O terreno da Ocupação Professor Fábio Alves fica na divisa com os bairros Novo Tirol e Marilândia. Seus 72 mil m² estavam abandonados há mais de 30 anos. Há dois anos, 700 famílias ocuparam a área, que hoje já conta com cerca de 500 construções em alvenaria. O terreno fazia parte do distrito industrial do bairro Jatobá e foi doado a empresários para a implantação de empresas, mas eles acabaram repassando parte a particulares de forma irregular, conforme as lideranças dos sem-casa.