Reunião do Comitê Executivo da UISTAAC

Ocorreu de 05 a 07 do mês corrente em Paris, França, a reunião do comitê executivo da União Internacional de Sindicatos dos Trabalhadores da Agricultura, Alimentação e Comércio, UISTAAC. Esse ramo faz parte da estrutura orgânica da Federação Sindical Mundial.

Contou com 39 participantes oriundos de 22 países. Pela CTB/FSM participou Divanilton Pereira e David Wylkerson pela FETAG/CTB/BA que é membro desta UIS.

Em pauta o exame do quadro político mundial, a escalada sistêmica pela desvalorização do trabalho, e em particular, os efeitos desse ataque sobre as trabalhadoras e os trabalhadores rurais. Além disso,fizeram um balanço exitoso sobre as atividades realizadas no último período e aprovaram o plano de ação 2019/2020.

Os relatos das entidades sindicais presentes revelalaram os efeitos desse processo: desemprego, contingente desumano de imigrantes, subcontratacões e êxodos no campo. A terceirização e as inovações tecnológicas , sob a lógica do capital, determinanando essas consequências.

O evento contou também com a presença do secretário geral da FSM George Mavrikos.

Este encontrou ocorreu na sede da Central Geral dos Trabalhadores da França – CGT.

Exposicao na Reuniao do Comite Executivo da Uniao Internacional de Sindicatos de Trabalhadores da Agricultura.pdf