Presidente da CTB-PE quer que trabalhadores sintam-se representados pela Central

Entre os dias 31 de maio e 1º de junho ocorreu, em Pernambuco, o 3º Congresso estadual da CTB, que elegeu a nova diretoria presidida pelo membro da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), José Rodrigues da Silva.

O congresso contou com a presença de 220 delegados de diversas categorias, que debateram, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco (UPE), sobre a situação sindical assim como as teses para o 3º Congresso Nacional da CTB, que será realizado de 22 a 24 de agosto em São Paulo.

Aos 73 anos, o trabalhador rural, que atualmente é coordenador da terceira idade da Fetape, conta que começou sua militância sindical em 1965, quando associou-se ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jardim,  até chegar à presidência da Fetape, em 1978.

Um ano após a data, José Rodrigues coordenava campanhas salariais. “O movimento sindical precisava avançar, após a crise no país causada pela ditadura”, naquele mesmo ano eclodiu a greve dos canavieiros de Pernambuco, um dos primeiros movimentos grevistas no campo após o golpe de 1964, onde os trabalhadores rurais da Zona da Mata conquistaram vitórias expressivas para a categoria. “Reunimos 240 mil trabalhadores rurais”, recorda o presidente da Central.

Ele lembrou de diversas lutas no estado em prol da melhoria das condições dos trabalhadores rurais e espera continuar conquistando espaços e vitórias para o setor. Para os próximos quatro anos José Rodrigues pretende fortalecer a CTB no estado. “Será um desafio e vamos trabalhar por este espaço e vamos fazer com que os trabalhadores se sintam representados pela nossa Central”, declarou.