Novos Congressos Estaduais da CTB foram marcados para os meses de maio e junho. Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Pará agendaram a etapa preparatória que deve eleger representantes ao 3º Congresso Nacional da CTB, que acontece entre os dias 22 e 24 de agosto deste ano.
Pará
No Pará a pretensão da estadual é reunir cerca de 200 representantes dos sindicatos das domésticas, dos eletricitários, dos trabalhadores em carro forte, dos trabalhadores rurais, da construção civil, do serviço público, no Congresso que acontece entre os dias 17 e 19 de maio.
De acordo com Marcos Araújo, o Marcão, presidente da CTB-PA, o congresso dará inicio a uma nova fase: a de crescimento.
“Para a CTB a fase da construção está superada. A CTB mostrou veio pra ficar. Agora é a fase de crescimento nos estados. E acho que esse congresso vai definir essa nova etapa”.
Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, uma reunião de organização realizada nesta quarta-feira (27) deu início aos preparativos para o 3º Congresso Estadual da CTB, programado para os dias 25 e 26 de maio.
A CTB-RS prevê uma participação acima de 300 delegados e delegadas, que se reunirão no auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag-RS) localizado na Rua Santo Antônio, 121, Bairro Floresta, em Porto Alegre.
“A CTB-RS tem por objetivo consolidar as conquistas obtidas em seus cinco anos de existência na luta em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras do Rio Grande do Sul e pela consolidação desse novo projeto de desenvolvimento para o país. Nossas bandeiras de luta pela democratização e pela valorização dos trabalhadores e das trabalhadoras é que tem fortalecido cada vez mais a CTB como entidade representativa da classe trabalhadora. Esse congresso será um marco para darmos um passo adiante no sentido de avançar nas mudanças em benefício da classe trabalhadora”, afirmou Guiomar Vidor, presidente da CTB-RS.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, o Congresso Estadual que ocorre entre os dias 07 e 09 de junho, deve reunir cerca de 250 delegados e delegadas de diversas categorias, entre elas metalúrgicos, servidores públicos, correios e saneamento.
“Esse Congresso Estadual deve consolidar nossa atuação no estado. Ao longo dos anos, a CTB tem feito um trabalho de construção que será coroado no congresso”, destacou Ronaldo leite, secretário-geral da CTB-RJ.
Paraná
O auditório do Sintrafucarb (Sindicato dos trabalhadores na indústria do fumo no Estado do Paraná, nas indústrias de cacau, balas, doces, bebidas em pó e preparados solúveis para refresco do município de Curitiba) foi o lugar escolhido para a realização do 3º Congresso da CTB Paraná, nos dias 14 e 15 de junho.
Cerca de 150 sindicalistas, das dezenas de sindicatos filiados à Central, terão a oportunidade fazer um balanço da Central no estado, atualizar a política e discutir os novos caminhos a seguir.
Para Zenir Teixeira, o Congresso representa o momento de grande relevância para a central e os trabalhadores que ela representa. “O Congresso além de adaptar a politica da central a uma nova conjuntura, apontará o rumo da consolidação da CTB nos estados, no sentido de ampliar sua influência dentro da classe trabalhadora. Queremos perseguir na luta pela hegemonia do movimento sindical brasileiro”, afirmou o sindicalista, que acredita que a trajetória da CTB representa uma vitória. “Foi uma vitória construirmos uma central do porte da CTB nesse curto período de tempo”.
O Sintrafucarb fica localizado à Rua José Alcides de lima, 2868 – Capão Raso – Curitiba, Paraná.