Moradores de rua protestam contra situação precária em Belo Horizonte

Aloísio Morais

Para denunciar as precárias condições que tem enfrentado em meio à pandemia de covid-19, moradores em situação de rua de Belo Horizonte e Região Metropolitana realizaram hoje uma manifestação no centro da cidade. Entre as suas bandeiras de luta estão a reforma urbana, a não violência contra as mulheres e contra o atendimento precário dos governos. Os sem-casa concentraram-se sob o Viaduto Santa Tereza e depois seguiram até a prefeitura, no centro da cidade.

De acordo com um levantamento do serviço social da prefeitura, a capital mineira conta com quase 5 mil moradores de rua, sendo 88% do sexo masculino e 12% de mulheres. Mas Cadastro Único – CAD do Ministério da Cidadania, que identifica pessoas em extrema pobreza para direcionar políticas públicas de acolhimento e atendimento, indica que são 9.164 pessoas vivendo nas ruas de Belo Horizonte, boa parte delas vindas do interior ou de outros estados. Dentre elas, 84% são beneficiárias do Programa Bolsa-Família.

Manifestantes saíram do Viaduto Santa Tereza até a prefeitura em protesto

Barracas

Nos últimos meses, mais de mil barracas foram distribuídas aos moradores de rua da cidade pela Frente Humanitária do Canto da Rua Emergencial, movimento solidário organizado pela Pastoral da Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte que reúne várias entidades. Os abrigos fazem parte de um “kit inverno”, composto também por mantas de cobertura, meias, agasalhos e saco de dormir.

As barracas foram adquiridas por um instituto privado parceiro, que ofereceu o aporte financeiro para os kits e para outras ações promovidas pelos mais de 200 colaboradores. As equipes de apoio realizaram um cadastro, identificaram as necessidades de cada um e depois distribuíram as doações. Outras 120 pessoas, idosas ou com comorbidades, foram encaminhadas a três centros de acolhimento montados pela Frente.

Claudenice Rodrigues Lopes, assistente social e voluntária da Pastoral de Rua da Arquidiocese, declarou ao repórter Elian Guimarães, do jornal Estado de Minas, que ultimamente o número de moradores de rua cresceu devido também aos casos de pessoas liberadas do sistema prisional por causa da pandemia. “É significativo o número de pessoas vindas do sistema que nos procuram, algumas em busca de passagens. Grande parte é do interior, não tem recursos para voltar pra casa e não tem para onde ir. Então, ficam por aí”.

Segundo Claudenice, a diminuição do fluxo de pessoas circulando pelo Centro da cidade deu visibilidade a elas. “Antes eram invisíveis, que passavam despercebidas pelos cantos, diante do grande movimento”, observou.

Perfil das pessoas em situação de rua

Gênero

Médio completo 14,3%
Superior incompleto ou mais 1,2%