Leia agora as 8 moções aprovadas por unanimidade no 4º Congresso Nacional da CTB

No último dia do 4º Congresso Nacional da CTB, o plenário da Central aprovou oito diferentes moções: três de apoio, uma de recomendação e quatro de repúdio. Todas foram incluídas no documento final por unanimidade.

A primeira delas informa sobre o lançamento da Conferência Nacional Popular da Educação (Conape), e é intitulada “Manifesto em prol da democracia e da educação transformadora”. Nela, a CTB reconhece a importância das organizações da sociedade civil em defesa do Programa Nacional da Educação, e denuncia o governo Temer por rompê-lo através de políticas ilegítimas.

Além dela, o Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho e a CTB-PR propuseram com sucesso uma Moção de Apoio e Reconhecimento à Justiça do Trabalho, que vem sofrendo um grande ataque do governo golpista, e denuncia a Reforma Trabalhista. Na terceira, proposta pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), a CTB reconhece a luta do povo saharauí, que enfrenta graves violações dos seus direitos humanos e nacionais sob a ocupação marroquina desde a década de 1970.

A moção de recomendação trata da contribuição sindical dos servidores públicos estaduais da Bahia, que foi arbitrariamente retirada dos sindicatos em maio deste ano. O documento pede o retorno dos descontos consignados dos salários dos servidores filiados, conforme determinação constitucional.

As quatro moções de repúdio dizem respeito sobretudo a proposta de privatização e entrega de patrimônio público em diferentes estados.

A primeira delas, já noticiada aqui no Portal CTB, denuncia as práticas antissindicais da empresa transnacional (que atua e possui capital baseado em diversos países) norueguesa Norsk Hydro. A gigante da mineração tem um parque industrial na cidade paraense de Barcarena, a Hydro Alunorte, que persegue sistematicamente os líderes sindicais, inclusive com a demissão recente de Jhonny Mecklay e Mauro Lemos.

As outras três dizem respeito, respectivamente, ao desmonte da indústria nacional, à proposta de privatização do sistema Eletrobras, e à política de privatizações do setor do saneamento patrocinada pelo governo federal.

Confira, abaixo, todos os documentos originais escaneados. Eles serão incluídos na Resolução Política final do Congresso.

Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.