Encontro da CTB Bahia faz balanço das atividades e reelege diretoria

No último dia de encontro, a diretoria apresentou o balanço da seção estadual da central e o Plano de Lutas da CTB, aprovados quase por unanimidade. Ao longo da leitura dos 112 pontos do balanço, as centenas de delegados presentes fizeram algumas observações para que
os itens fossem refeitos.

 

 

Após as discussões, foi apresentado o relatório final da gestão, que incluía 10 novos itens propostos pelos delegados. São eles, incorporação da luta no combate à homofobia, mobilização dos sindicalistas para conferências do governo federal, centralização das ações judiciais contra a Previdência, pautar questões ambientais e participar de fóruns, criar coletivos de saúde nos fóruns da central, desenvolver campanhas pela saúde da mulher.

Outras questões levantadas e incluídas foram efetivação da Convenção 137 da OIT Organização Internacional do Trabalho), regulamentação do serviço de mototáxi onde não tem, repasse dos recursos sindicais, proporcionalmente, para as direções estadual e regionais, aprovação de projetos de leis sobre aposentadorias especiais e de pessoas portadoras de necessidades especiais e, por fim, realizar encontros temáticos para cada ramo de atividade.

Trabalhadores elegem diretoria

Atualmente a maior seção estadual da CTB no país, a regional da Bahia reelegeu por unanimidade, durante o 2° Encontro Estadual, a diretoria da entidade, sob o grito de guerra CTB, a luta é pra valer. Uma das novidades é o aumento no número de integrantes, de 27 para 39, devido à ampliação da Central e da necessidade de implantar mais regionais no
estado.

 

A pretensão da CTB é chegar ao final do ano como a terceira maior central sindical do país. De acordo com o secretário-geral, Pascoal Carneiro, o que permite avaliar o tamanho de uma central é o número de sindicatos filiados. Na Bahia, a CTB está presente em 130 municípios,
com 96 entidades rurais e 105 urbanas, entre elas os sindicatos dos Bancários da Bahia, dos Metalúrgicos, dos Borracheiros, dos Mototaxistas, Sindbeb e APLB.

Explanação agita encontro

 

Em mais uma das intervenções especiais que completaram o 2° Encontro Estadual, Marcos Verlaine, jornalista, analista político e assessor do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), agitou os trabalhadores, que perceberam a importância da luta.

As palavras de Verlaine foram acerca da Agenda Positiva, composta por matérias voltadas para os interesses dos trabalhadores no Congresso Nacional. O assessor afirmou ainda a importância do movimento sindical como ator social para o desenvolvimento do Brasil. “Não haverá transformação sem a participação efetiva dos trabalhadores, das centrais sindicais e do movimento sindical em si”.

Encontro nacional em setembro

Para debater as teses defendidas pela central, trabalhadores de todo o país se reúnem, em São Paulo, no Encontro Nacional da CTB, em setembro. A expectativa é de que 1.500 delegados participem. Na pauta, plano de lutas, enfrentamento das conjunturas nacional e
internacional, eleição da diretoria nacional e garantia do emprego, considerado o ponto fundamental para os trabalhadores hoje.

 

Wagner Gomes, presidente da CTB Nacional

Além disso, entram em discussão as matérias de interesse dos trabalhadores em tramitação no Congresso Nacional, como redução da jornada de trabalho, fim do fator previdenciário e terceirização. De acordo com Pascoal Carneiro, secretário-geral da CTB nacional, a Central está acompanhando o andamento das matérias e vai desenvolver um plano de ações estratégicas para que os trabalhadores tenham parecer favorável.

Outra questão importante é o sindicalismo internacional, a ser discutido no Encontro Internacional das Centrais Sindicais. Cerca de 120 delegados de outros países devem participar do evento, para discutir como dinamizá-lo a fim de que os operários sejam cada vez mais protagonistas nos discursos políticos. Os destaques são os sindicatos chinês e indiano, os dois maiores do país, segundo Pascoal, em contraponto ao sindicato americano.

 

Calendário

De 22 a 24 de setembro – Encontro Internacional, em São Paulo.

De 24 a 26 de setembro – Encontro Nacional da CTB, em São Paulo

Portal CTB com Maiana Brito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.