Diretoria da CTB convoca 2ª Congresso para setembro de 2009

Na reunião os membros da direção também realizam um balanço do primeiro ano de atuação da CTB. Na opinião da direção, o principal feito foi a legalização da central e seu rápido crescimento. Segundo Pascoal carneiro, secretário – geral da CTB o crescimento e fortalecimento da central é visível. “Com apenas um ano estamos hoje com 523 sindicatos filiados à central. É um êxito muito grande” comemora.

No segundo dia de reunião, os diretores criaram um calendário de ações e lutas da central para 2009, ao final foram aprovadas  uma nota de apoio ao piso do salarial do magistério e a “Resolução da Diretoria Plena da CTB”.

Para dar andamento aos preparativos do congresso foram eleitas duas comissões: a comissão de organização do Congresso, que discutirá o formato e funcionamento do evento, acompanhará os encontros estaduais, assembléias sindicais e assim como formas de credenciamento; e a comissão de resolução  que irá elaborar todos os textos para debates e discussão política no congresso.

Confira abaixo os calendários do Congresso, de atividades para o primeiro semestre/2009 e os documentos oriundos da reunião

Calendário/2009 do 2º Congresso

Fevereiro
Publicação dos critérios, normas e procedimentos para participação no congresso

Abril
Publicação de textos e matérias que orientarão as discussões e debates do congresso
Data limite para os sindicatos regularizarem suas pendências financeiras com a central

Junho a Agosto
Realização de encontros estaduais, eleições e inscrições dos delegados

Setembro
Realização do Congresso Nacional do dia 24 a 26

Calendário de atividades da CTB para o 1º semestre de 2009

Janeiro
27 a 01/02 – Fórum Social Mundial (Belém/ PA)

Fevereiro
11 – 1ª Reunião do Conselho Fiscal da CTB
12 e 13 – 4ª Reunião da Executiva da CTB (São Paulo/SP)

Março
08 – Dia Internacional da Mulher
10 a 14 – 10º Congresso da Contag (Brasília/ DF)

Abril
(dia a definir) Grito da Terra Brasil
16 e 17 – 5ª Executiva da CTB

Maio
01 – Dia do Trabalhador

Junho
17 a 19 – 3ª reunião da Direção Plena/CTB (São Paulo/SP)


Abaixo a íntegra dos documentos:

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA PLENA DA CTB

Salvador, 17 de dezembro de 2008.
 
A direção nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), reunida nos dias 16 e 17 de dezembro de 2008, em Salvador, Bahia, convoca o II Congresso da Central para o mês de setembro de 2009, em dias e local a serem definidos posteriormente pela sua executiva.
 
O II Congresso da CTB cumpre deliberação estatutária do Congresso de sua fundação e elegerá a direção da Central para os próximos quatro anos. Será um momento de particular importância de reafirmação dos princípios classistas, democráticos e de centralidade do trabalho como fonte de valor e origem de toda riqueza social.

 A gravidade da atual crise estrutural do capitalismo e os novos desafios que ela coloca para a classe trabalhadora realçam a importância política do II Congresso da CTB, que deve se constituir como espaço e lugar privilegiados de debate e decisão sobre alternativas para a crise que contemplem os direitos dos trabalhadores e apontem para a construção de um modelo de desenvolvimento em que o crescimento econômico tenha por fonte a valorização do trabalho, a integração regional soberana e, por horizonte, o socialismo.

 A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) é uma organização sindical classista, democrática, plural e de luta, que mantém sua independência frente ao Estado, aos partidos e aos patrões. Surge em nosso país por uma necessidade objetiva da classe trabalhadora brasileira de ter uma representação capaz de conduzir a luta em defesa de seus interesses imediatos de classe e de seus objetivos libertários, estratégicos.

 Nesse momento o neoliberalismo, formato do capitalismo travestido como moderno e absoluto, sofre duro revés político, econômico e, sobretudo, ideológico. Sucumbem suas premissas da auto-regulação pelo mercado e do Estado mínimo, sem ter sequer um papel regulador.
Esse novo ambiente se entrelaça com a crescente luta política de classes entre os projetos que disputarão em 2010 os rumos do Brasil.

 Ao convocar seu II Congresso, a CTB conclama todos os filiados a unificar esforços na efetiva consolidação e fortalecimento de nossas instâncias estaduais, fincar fortes raízes nas organizações sindicais de base, aprofundar a articulação com os movimentos sociais e avançar na democratização e unidade do movimento sindical no Brasil, na América Latina e no mundo. Só assim poderemos cumprir papel relevante na defesa classista dos trabalhadores e de todo o povo brasileiro.
 
A Direção Plena da CTB
 

Nota da CTB: Todo apoio ao piso do magistério

 
Todo apoio à lei 11738/2008, que estabelece, pela primeira vez na história, um piso salarial para o magistério.

Bandeira histórica da categoria, o piso teve uma longa trajetória. Foram 14 meses de discussão até a sua aprovação por unanimidade no Congresso Nacional e sanção do presidente. Portanto, uma conquista dos educadores (as) brasileiros (as) que se constitui num instrumento da valorização dos(as) professores(as) nos estados e municípios.

Não podemos nos calar frente ao questionamento a respeito da constitucionalidade da lei que estabelece o piso nacional por parte de alguns governadores.

A CTB se posiciona com firmeza em defesa do piso do magistério, compreendendo que a sua implementação em 2009 se constituirá num importante elemento para a implementação de uma educação pública de qualidade para as crianças, jovens e adultos brasileiros (as).

Da redação (com informações de André Cintra)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.