Deputado elogia congresso da CTB Bahia

Em pronunciamento na Câmara Federal, o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) elogiou o 2º Congresso da CTB-BA e parabenizou a direção nacional da Central por este e outros eventos que preparam o congresso nacional da entidade e ainda estão em curso no país. Leia abaixo a íntegra do discurso do parlamentar baiano:

"Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, a sessão Bahia, da Central tos Trabalhadores do Brasil (CTB) realizou neste final de semana um grande encontro na Bahia. O 2º Congresso da entidade contou com a representação de mais 700 líderes sindicais de 130 municípios baianos, envolvendo 105 sindicatos urbanos e 96 sindicatos rurais,

Foi um encontro de grande importância para o movimento sindical do Brasil, pois promoveu três dias de proveitosos debates. O tema mais aprofundado foi à crise do capitalismo.

"Os sindicalistas presentes destacaram que o ônus desta crise do capitalismo global não deve ser dividido entre os trabalhadores e reafirmaram a necessidade da unidade do movimento sindical no combate à crise.

"Além disso, enfatizaram os passos que o Brasil tomou e deve continuar tomando para resistir à crise. O evento serviu ainda para assegurar a participação do movimento sindical em lutas que estão na pauta do Congresso, como por exemplo, a aprovação da PEC da Redução da Jornada de Trabalho.

"Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, a CTB, apesar de ter pouco tempo de existência legal, está presente nas lutas do campo e das cidades, respeitando as diferenças e valorizando a diversidade. A entidade tem conseguido reunir representantes de correntes e opiniões políticas distintas, além de lideranças independentes. Daí a fórmula de sucesso das suas ações.

"A participação da CTB nas manifestações em defesa da redução da jornada sem diminuição de salário, nas lutas pelo fim do fator previdenciário e pela ratificação das convenções 151 e 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), entre tantas outras reivindicações permanentes da pauta do movimento sindical, tem sido fator decisivo de expressão da opinião e do desejo dos trabalhadores. 

"Com tudo isso, quero parabenizar a coordenação nacional da CTB, assim como as diretorias estaduais que também realizam encontros similares, em preparação ao Congresso Nacional da entidade.

"Quero parabenizar as companheiras e companheiros baianos que saíram na frente e promoveram este grande e brilhante evento.

"Aproveito a oportunidade para reafirmar o meu compromisso com as causas defendidas pela Central e assegurar, em nome do meu Partido, o PCdoB, que estaremos aqui na Câmara reforçando as trincheiras pela garantia dos direitos dos trabalhadores e pela construção de um país cada vez mais desenvolvido, democrático e livre."

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.