CTB-SE promove Congresso Estadual marcado pela unidade

Vitória. Essa foi a sensação dos quase 200 trabalhadores do campo e da cidade que participaram do 1º Congresso Estadual da CTB/SE, realizado nos dias 14 e 15 de junho, no auditório do Sindicato dos Bancários de Sergipe – Seeb. Os delegados eleitos nas 45 entidades sindicais, filiadas à Central, se reuniram para discutir como avançar nas mudanças com valorização do trabalho.

Congresso peq 3

Congresso peq 5

A abertura política do encontro foi bastante representativa. João Francisco dos Santos, o Chico Buchinho, secretário da Articulação e Relações Institucionais, representou o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB). O ato foi prestigiado também pelo deputado federal Márcio Macedo e a deputada estadual Conceição Vieira, ambos do PT; pela vereadora Lucimara Passos (PC do B); Maria Pureza Sobrinha, secretária-adjunta de Política para Mulher; Luís Moura, do Dieese, e Celina Arêas, da direção executiva Nacional da CTB.

Arêas acompanhou todas as discussões, proferiu uma palestra sobre a conjuntura nacional e fez a defesa dos textos do documento-base. Nela, a professora destacou os três pontos de luta da CTB este ano – a redução da jornada de trabalho sem perda salarial, o fim do fator previdenciário e o projeto de deputado federal Sandro Mabel (PMDB/GO) que prevê a terceirização de atividades afins do serviço público.

Congresso peq 2

Congresso peq 1

“A redução da jornada é uma luta ferrenha. Desde 1995, esse projeto está no Congresso Nacional, em Brasília, e não conseguimos avançar. A redução de 44 horas para 40 horas semanais dará tempo aos trabalhadores para o lazer, estudo, descanso e para estar mais com a família, e mais trabalhadores ingressarão no mercado de trabalho”, salientou.

Celina destacou ainda a importância dos trabalhadores elegeram representantes para o Legislativo, única forma de fazer frente à imensa bancada de parlamentares oriundos do capital e, com isso, aprovar os projetos que resguardem os direitos dos trabalhadores. Após várias intervenções, os delegados do 1º Congresso da CTB/SE aprovaram os textos e elegeram os 65 representantes do Estado ao Congresso Nacional da CTB, marcado para o período de 22 a 24 de agosto, no Anhembi, em São Paulo.

Fonte: CTB-SE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.