A CTB não para e dando prosseguimento às etapas preparatórias ao 3º Congresso Nacional da Central, as estaduais do Maranhão, Minas Gerais e e Ceará definiram as datas para a realização de seus Congressos estaduais.
No Maranhão, a atividade acontece no dia 27 de abril, em São Luiz, no auditório da Associação Comercial, a partir das 9h e promete mobilizar trabalhadores de diversas categorias. Julio Guterrez, presidente da CTB no estado garante que cerca de 200 trabalhadores devem prestigiar o evento que elegerá os delegados e delegadas à etapa nacional.
“Serão mais de 20 sindicatos e associações do campo e da cidade, que participarão dos debates. Estarão presentes agricultores, professores, servidores públicos, metalúrgicos e entre outros”, afirma o sindicalista.
Ceará e Minas Gerais vão realizar simultaneamente as atividade nos dias 24 e 25 de maio. No Ceará a atividade acontece no Sesc Iparana, em Caucaia, Fortaleza e deve contar com dirigentes do setor da saúde, asseio, água esgoto e meio ambiente, bancários, justiça federal, trânsito, entre outros.
“Estamos nos mobilizando. A expectativa alcançarmos a meta de trezentos delegados e delegadas. O mesmo número do nosso Congresso de fundação. Uma atividade histórica para nós”, revela Clécio Morse, dirigente da CTB-CE.
Em Minas, o Congresso que também acontece nos dias 24 e 25 de maio, no SESC de Contagem, prevê a participação de 300 sindicalistas, que debaterão conjuntura, farão um balanço da atuação da CTB no Estado e, por fim, elegerão os delegados à etapa nacional.
“Estamos promovendo reuniões regionais abrangendo sul, norte e zona da mata”, revela José Antônio de Lacerda (Jota), presidente interino.
O dirigente cetebista afirma que agora a meta da CTB é crescer ainda mais na região. “Vai ser um congresso de consolidação e avanço. Passamos por um período de crescimento interno. Agora de expandir, crescer e ganhar visibilidade. Nas lutas dos movimentos, na imprensa, no Fórum das Centrais… Seremos o Fórum condutor das discussões”, afirma Jota.
Portal CTB