CTB intensifica combate às desigualdades de gênero

O centenário do Dia 08 de Março marcou 2010, assim como as diversas atividades providas nas principais capitais brasileiras ao longo do ano.

No ano de 2010, quando se comemora o centenário  do Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Mulher Trabalhadora da CTB planejou e executou diversas atividades voltadas à contextualização da participação feminina em todas as áreas da sociedade, em nosso país, com a  análise dos avanços conquistados nesses período histórico  e com a projeção dos desafios  que ainda persistem para a conquista da igualdade de gênero.

A campanha por mais conquistas,  pela Igualdade, registrada em vídeo, cartazes e textos, foi divulgada em todo o país, apontando as principais reivindicações das mulheres trabalhadoras da atualidade, bem como a importância da busca por mais espaços de poder, de forma a dar maior visibilidade à luta contra a discriminação e a violência  de gênero.

Outro marco da atuação da Secretaria foi a participação na organização do 1º  CONCLAT  das centrais sindicais, que definiu a pauta unificada dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras com vistas às eleições gerais do país.

Para Abgail Pereira, então secretária da Mulher da CTB, o protagonismo das trabalhadoras brasileiras foi além. “Em plenárias,  atos e manifestações, as mulheres declararam seu apoio à candidata Dilma. Não pelo simples fato de ela ser mulher, mas, sobretudo, pelo seu compromisso pela continuidade de um projeto de desenvolvimento nacional  voltado à inclusão social, ao desenvolvimento humano, à democracia e ao respeito aos movimentos sociais, porque para o movimento feminino emancipacionista, a conquista da igualdade social é o principal objetivo a ser alcançado para formar as bases de uma sociedade  se discriminação de gênero”, concluiu

.