CTB-ES realiza congresso vitorioso e representativo

O 3º Congresso Estadual da CTB Espírito Santo, realizado na capital capixaba na última sexta-feira (14), reuniu 120 delegados das diversas bases de filiação da CTB-ES. Durante o evento, trabalhadores do campo e da cidade elegeram a nova diretoria da entidade, discutiram a conjuntura política do estado e do País, avaliaram o trabalho dos últimos anos e apontaram novos rumos para o trabalho da CTB, em um momento de reflexão que culminou em resultados bastante positivos.

CTB ES Congresso2

A representatividade política da CTB no Espírito Santo foi corroborada já na mesa de abertura, com a presença de autoridades e nomes importantes no cenário local, tais como: o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Péla; o presidente estadual do PCdoB, Ronaldo Barbosa; o presidente estadual do PSB, Macaciel Breda; e a secretária estadual de Mulheres do PSB, Neide Lima. O momento ainda contou com a participação da vice-presidente da CTB nacional e secretária geral da CTB-ES, Marcia Machado; secretário da Juventude Trabalhadora da CTB, Paulo Vinícius; o presidente e o vice-presidente da CTB-ES, Jonas Rodrigues de Paula e José Adilson Pereira, respectivamente.

Convidado a explanar sobre a conjuntura nacional, Paulo Vinícius fez alertas à atual condição do trabalhador brasileiro. “Não podemos nos iludir e pensar que só porque o trabalhador conseguiu comprar fogão, carro e geladeira em prestações ele chegou à classe média. Ele conseguiu carteira assinada, não a igualdade. Portanto, ainda temos muitos desafios”, pondera o secretário nacional da Juventude Trabalhadora.

CTB ES Congresso4

Já em um contexto local, o advogado e engenheiro Luiz Fernando Barbosa Santos discutiu os desafios econômicos do estado e os reflexos para o trabalhador. “Crescemos ouvindo ‘exportar é o que importa’ e, nessa lógica, não cabia a valorização do trabalhador. O Espírito Santo foi um dos grandes protagonistas desse modelo de desenvolvimento e ainda hoje nossa economia está baseada em atividades primárias extrativistas – vide pelo minério, celulose, rochas ornamentais e, agora, o petróleo. É hora de pensarmos: como podemos agregar valor à produção capixaba, sobretudo com a valorização do trabalhador?”, questionou.

Após o debate, como forma de valorizar a participação feminina no evento, uma mesa composta apenas por mulheres conduziu a reforma do Estatuto Social da CTB-ES e, na sequência, foram eleitos os delegados capixabas que participarão do Congresso Nacional da CTB, entre os dias 22 e 24 de agosto, na capital paulista.

CTB ES Congresso5

Nova diretoria da CTB-ES

O expressivo crescimento da CTB no Espírito Santo resultou na ampliação da estrutura da Central. A diretoria plena, antes composta por nove membros, passa – a partir da gestão 2013/2017 – a contar com 16 integrantes. Na mesma proporção, ampliou-se também o número de secretarias, oficializando alguns núcleos que já desenvolviam projetos na CTB-ES, dentre eles juventude e igualdade racial, e criando outras pastas para temas tão importantes quanto.

“O saldo deste congresso foi muito positivo, uma vez que conseguimos reunir delegados de diferentes segmentos, em um evento com peso e representatividade, que discutiu a atual condição dos brasileiros e os meios para avançarmos nas mudanças com a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras”, resumiu o presidente reeleito da CTB-ES, Jonas Rodrigues de Paula, ao lado do vice-presidente, Josué King.

CTB ES Congresso1

Por Camila Fregona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.