CTB se solidariza e defende as soberanias dos países da América Latina

Na tarde desta quinta-feira, representantes da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil prestaram solidariedade ao povo Venezuelano em visita ao consulado em São Paulo.

Na manhã de ontem (13), um grupo de Venezuelanos ligados á Juan Guaidó – parlamentar que se autoproclamou presidente interino da Venezuela em janeiro deste ano – invadiu a embaixada Venezuelana em Brasília, horas antes da abertura da 11ª Cúpula do Brics – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A ação criminosa recebeu apoio do filho do presidente e líder do governo na Câmara Federal, deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que recentemente defendeu a reinstituição do AI-5 no Brasil.

Jorge Arreaza – ministro de Relações Exteriores da Venezuela responsabilizou o governo Bolsonaro pela ação criminosa. Pelas regras internacionais da Convenção de Viena de 1961, cabe ao governo proteger todas as embaixadas estrangeiras em seu território. O Brasil é o único país do Brics a reconhecer o golpista Guaidó como representante.

Na terça-feira (12), Ernesto Araújo, Chanceler do Governo Bolsonaro reconheceu a senadora Jeanine Añez que se autoproclamou presidente interina no mesmo dia.

Diante do caos desencadeado em 2009 a começar pelo golpe Paraguai, seguido de Honduras em 2012 e sucessivamente em grande parte dos países da América Latina, a CTB  se solidariza com os povos dos países vizinhos que sofrem com ataques diretos à suas soberanias e democracias.