Congressos das CTB’s Rio de Janeiro e Pará começam nesta sexta-feira

Trabalhadores urbanos e rurais do Rio de Janeiro e Pará participam a partir desta sexta-feira (07) dos Congressos Estaduais da CTB.

As atividades terão a função de debater as teses e eleger os delegados e delegadas ao 3º Congresso Nacional, que acontece nos dias 22, 23 e 24 de agosto em São Paulo. Os Congressos também elegerão os dirigentes que comandarão as estaduais pelos próximos quatro anos.

No Rio de Janeiro serão três dias de evento (07, 08 e 09) e há uma grande expectativa quanto à participação dos sindicatos filiados.

“A animação é grande diante do balanço positivo dos  quatro anos de mandato que se encerra. A CTB aqui no Rio de Janeiro teve um notável crescimento, se tornando uma referência do movimento sindical e popular no Estado”, destaca o metalúrgico e presidente da CTB-RJ, Maurício Ramos.

Desde as lutas específicas de cada categoria às lutas mais gerais, a CTB se manifestou de forma muito objetiva, como exemplo a luta pela manutenção das regras da distribuição dos royalties, pela redução da taxa de juros, pelo fim do fator previdenciário e a redução da jornada de trabalho sem redução de salários. Esteve à frente do debate sobre a Convenção 151 realizando diversos debates e está à frente da luta pela redução da jornada para 30 horas da enfermagem.

Com a vitória no Sintsama-RJ a luta contra a privatização da água, a universalização do saneamento ganhou um grande reforço no Estado. Assim já era em defesa dos Correios, contra a privatização da saúde e da educação.

ctb rj congresso cartazPara Mauricio Ramos, este momento é de grande importância para a classe trabalhadora a nível nacional. “A realização de um Congresso que reúne os trabalhadores para debater não só as questões que afligem o dia a dia dos trabalhadores, mas fundamentalmente, os rumos da nação, é um movimento ímpar. Por isso esperamos um Congresso massivo, para fortalecer a luta dos trabalhadores por um novo modelo de desenvolvimento, que mantenha um crescimento sustentável, mas que valorize o trabalho distribua a riqueza produzida pela classe trabalhadora”, afirmou o sindicalista.

Acompanham o congresso no Rio de Janeiro, os dirigentes nacionais da CTB Vilson Luís, secretário de Finanças; Joílson Cardoso, secretário de Política Sindical e Relações Institucionais; e João Batista Lemos, secretário adjunto de Relações Internacionais.

No Pará, o congresos que acontece na sexta-feira e sábado (07 e 08) tem pretende reunir cerca de 200 representantes dos sindicatos das empregadas domésticas, dos eletricitários, dos trabalhadores em carro forte, dos trabalhadores rurais, da construção civil, do serviço público, no Congresso que acontece entre os dias 17 e 19 de maio. Eduardo Navarro, secretário de Imprensa e Comunicação da CTB Nacional acompanha a atividade.

De acordo com Marcos Araújo, o Marcão, presidente da CTB-PA, o congresso dará inicio a uma nova fase: a de crescimento.

“Para a CTB a fase da construção está superada. A CTB mostrou veio pra ficar. Agora é a fase de crescimento nos estados. E acho que esse congresso vai definir essa nova etapa”.
Clique e acesse o edital de convocação do Congresso da CTB-PA.

Clique e acesse o edital de convocação do Congresso da CTB Pará

Portal CTB