Congresso Estadual elege nova diretoria da CTB na Paraíba

Na última sexta-feira e sábado (14 e 15) aconteceu o 3º Congresso da CTB Paraíba, que elegeu a nova diretoria estadual da Central. José Gonçalves foi reconduzido ao cargo de presidente, enquanto o sindicalista Ricardo Tabosa, do Sindicato dos Trabalhadores Portuários de Cabedelo, ficou como vice-presidente.

O evento, que foi sediado no auditório do Water Parque Hotel, contou com a participação de 236 delegados, sendo 120 homens e 116 mulheres, representando 105 entidades sindicais filiadas.Também mereceu destaque a quantidade de jovens presentes.

ctb pb congresso1 p

O Congresso Estadual foi denominado “João Pedro Teixeira”, em homenagem aos 51 anos do assassinato do líder das Ligas Camponesas na Paraíba, e contou com os representantes do Memorial das Ligas Camponesas, localizada no Município de Sapé, Brejo Paraibano.

Durante a realização da atividade foi feita uma análise da conjuntura política internacional, nacional e estadual, o balanço político organizativo dos trabalhos realizados nos últimos quatro anos, o plano de lutas, a alteração estatutária, eleição dos membros da Diretoria, Conselho Fiscal e dos dirigentes de 14 regionais da central.

O dirigente da CTB nacional, Eduardo Navarro, que acompanhou todo o congresso, enfatizou o crescimento da central no estado, o grau de unidade encontrado e acima de tudo a conquista de muitas filiações de sindicatos em todas as regiões, representando as mais diversas categorias. “Saio daqui com a certeza do compromisso de todos que fazem a CTB-PB e quero nesse momento declarar empossada a nova diretoria eleita que terá mandato até 2017”, frisou o mesmo.

ctb pb congresso3 p

Para José Gonçalves, a CTB vem no caminho certo, pois no primeiro congresso participaram 126 delegados, no segundo congresso 143 e no terceiro 236, destacando-se a presença das mulheres e da juventude.

Opinião compartilhada pelo secretário-geral da entidade, José do Nascimento Coelho, que lembrou que  a Central tem atualmente filiados mais de 100 sindicatos, número este que fortalece cada vez mais a entidade. “A CTB vem para lutar  pela unidade dos trabalhadores e levar avante bandeiras de luta unitárias, a exemplo da campanha pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário”, destacou Coelho.

ctb pb congresso4 p

ctb pb congresso6 p

Diretoria eleita

A nova diretoria eleita com 33 membros, conta agora com 17 homens e 16 mulheres. As delegacias regionais de: João Pessoa, Guarabira, Cuité, Campina Grande, Itabaiana, Monteiro, Taperoá, Princesa Isabel, Patos, Itaporanga, Pombal, Catolé do Rocha e Cajazeiras, são compostas por três coordenadores, sendo um geral, organização e mobilização e outro de Formação Sindical, chegando a 42 sindicalistas, que com os 33 membros da Diretoria e do Conselho Fiscal, totaliza 75 dirigentes sindicais.

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Campina Grande e Região, José do Nascimento Coelho e Maria de Lourdes Bezerra (Lourdinha) foram mantidos nos cargos, respectivamente secretário geral e membro da Secretaria da Mulher. Mirabol Medeiros foi escolhido para ser o secretário de Previdência, e Ailton Souza eleito tesoureiro. Foram eleitos, ainda, 89 delegados e 20 suplentes para o Congresso Nacional. O evento acontecerá no período de 22 a 24 de agosto, em São Paulo.

De acordo com o presidente releito, agora se incia uma fase  de palnejamento para a nova direção. “O planejamento estratégico situacional e a formação sindical tem sido uma das prioridades da CTB-PB e para isso está marcado para os dias 3 e 4 de agosto de 2013, o planejamento da nova Direção, incluindo todos os diretores regionais. Essa formação estará a cargo do CES (Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho) e da secretaria de formação sindical da CTB nacional”, destacou Gonçalves.

Fonte: CTB-PB