Congresso Estadual elege nova diretoria da CTB-AL

Com uma pauta que incluiu a discussão das teses para o 3º Congresso Nacional, alteração do Estatuto e a eleição e posse dos membros da direção estadual e do Conselho Fiscal da Seção Estadual, aconteceu, no último sábado (18), o 1º Congresso Estadual da CTB Alagoas. 

O evento reuniu 70 trabalhadores, que participaram como delegados eleitos em suas bases e indicados pela diretoria de diversos sindicatos. As discussões principais versaram sobre o tema do Congresso Estadual: Avançar nas Mudanças com Valorização do Trabalho. Foram destacadas as abordagens sobre a crise do sistema capitalista mundial e seus efeitos na classe trabalhadora. Essas intervenções apontaram para a necessidade de unidade de ação do conjunto dos trabalhadores.

“A concepção classista defendida pela CTB compreende que o caminho das mudanças no Brasil impõe a agenda por um novo projeto nacional de desenvolvimento com soberania e valorização do trabalho”, afirmou Eduardo Navarro, secretário de Imprensa e Comunicação da CTB nacional

Segundo ele, “é papel das Centrais Sindicais garantir a unidade de suas forças e dos movimentos sociais pela mobilização e politização dos sindicatos e de suas bases. É preciso reforçar o protagonismo da classe trabalhadora na luta política, em confronto com os interesses dos grandes capitalistas, latifundiários e imperialistas”.

Navarro compôs a mesa de abertura dos trabalhadores, que contou com a coordenação de Sinval Costa, secretário-geral estadual; e a particpação de Lourenço, do Sindprev; Estevão Oliveira, presidente Municipal do PT; Cláudia Petuba, vice-presidente do PCdoB/AL; Olavo Lins, do Sinpro, Manoel, presidente da Atufal e vice-presidente da CTB-AL.

Os trabalhos foram iniciados com a leitura, discussão e aprovação da proposta de Regimento Interno do I Congresso Estadual e da Reforma Estatutária, e discussão das teses ao 3º Congresso Nacional da CTB. Procedeu-se também a eleição da nova diretoria estadual para o mandato 2013-2017.

ctb-al congresso2

“Com esse 1º Congresso Estadual, a CTB-AL mostra a força de que terá maior representatividade sindical na base e nos sindicatos. Crescer e se fortalecer aqui em Alagoas, avançar na unidade dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, é nossa palavra de ordem.”, Sinval Costa, presidente da CTB-AL.

Confira a composição da nova direção da CTB-AL:

Presidente – Sinval Costa
Vice Presidente – Jadson Marcelo Barbosa da Silva
Secretaria Geral – Eduardo Vasconcelos e Francette Moura
Secretaria de Finanças – Robson Câmara e Verônica Lino
Secretaria de Formação – Carlos Eduardo Muller/Rafael Cardoso
Secretaria de Imprensa e Comunicação – Hugo Cavalcante/Dilson Tenório
Secretaria da Mulher Trabalhadora – Cecília Martins/Iracema Maria
Secretaria de Saúde e  Segurança no Trabalho – Terezinha Rocha de Almeida/Sônia de Lima Santos
Secretaria de Política Agrícola e Agrária – Vanildo Graça/ Madson Paulino
Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer – Marcos Cordeiro/Italo Joseph
Secretaria de Juventude – Manuela Louurenço/Junior Pinheiro
Secretaria de Trabalhadores Públicos – Washington Viana Alves/José Jerônimo
Secretaria de Defesa do Meio Ambiente – Maria de Fátima Rebelo Graça/Maria Alba Correia da Silva
Secretaria de Promoção e Igualdade Étnica – Aloisio Correia de Lima Filho/José Antônio Magalhães Monteiro

Fonte: CTB-AL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.