3º Congresso Estadual da CTB-SP aprova moções de solidariedade internacional

No último sábado e domingo (08 e 09), a CTB São Paulo realizou seu 3º Congresso Estadual, que além de eleger a nova direção da entidade para os próximos quatro anos, abriu espaço para a adição de emendas ao texto-base que norteará os debates do Congresso Nacional, que acontece entre os dias 22 e 24 de agosto, em São Paulo.

No encerramento do Congresso, delegados e delegadas aprovaram na Plenária Final as alterações estatuárias propostas, bem como duas Moções de Solidariedade: ao Povo Palestino, e ao Povo e à Soberania da Síria.

Confira abaixo as Moções aprovadas:

Moção de Solidariedade ao Povo Palestino
 

Sabemos da existência de muitas causas justas de muitos povos em toda a humanidade na atualidade. No entanto, o povo palestino é hoje o que sofre a mais antiga ocupação e colonização que se tem registro na história recente. Vivem sob a ocupação do quarto maior exército do mundo, que é o de Israel, testa de ferro do imperialismo estadunidense.
 
Desde 1948, em maio, quando foi proclamado o Estado racista e sionista de Israel, que expulsou à época quase um milhão de palestinos de suas casas, confiscando suas terras, Israel hoje ocupa praticamente 92% de toda a Palestina histórica. As poucas terras que restaram de propriedade dos palestinos encontram-se em intensa disputa, com colonos israelenses construindo a cada dia casas em meio às terras palestinas.
 
A CTB é fundadora do Comitê pelo estado da Palestina em 11 de junho de 2011. Junto com a CUT e posteriormente a Força Sindical e todas as demais centrais sindicais nacionais, integra esse Comitê formado por mais de 80 entidades, das quais 30 de caráter nacional, representativa de todos os setores da sociedade civil brasileira, como a juventude, estudantes, movimento de bairro, mulheres, negros e tantos outros segmentos.
 
A nossa Central participou inclusive do Congresso da Central Palestina de Trabalhadores em março de 2012 e integrou com seus sindicalistas as duas Missões de Solidariedade a esse povo realizada em junho de 2012 e abril de 2013, esta última com 20 integrantes. A 3ª Missão deve ir à Palestina em março de 2014.
 
Nesse sentido, os delegados presentes ao 3º Congresso Estadual da CTB de São Paulo, aprovam uma Moção de total solidariedade ao povo palestino, indicando às suas entidades filiadas a participação ampla no Comitê de Apoio ao Estado da Palestina que funciona em SP, mas tem caráter nacional e cuja 37ª reunião ocorrerá no próximo dia 1º de julho, segunda-feira, às 19h na sede nacional da Força Sindical (Rua Rocha Pombo, nº 94, Liberdade).
 
Campinas, 8 de junho de 2013.
 
Plenária Final de Delegados do 3º Congresso Estadual da CTB de São Paulo

Moção de Solidariedade ao Povo e à Soberania da Síria

Esta em curso hoje no Oriente Médio uma batalha por uma nova ordem mundial. E ela é travada na República Árabe da Síria. De um lado, as forças apoiadas pelos Estados Unidos, União Europeia, Turquia, pelo sionismo de Israel e todas as monarquias reacionárias do Golfo Pérsico-Arábico. De outro lado, os muçulmanos antiimperialistas, os cristãos patrióticos, os progressistas e os comunistas e socialistas e revolucionários em geral.
 
Neste momento, terroristas financiados pelos petrodólares e pelo imperialismo atacam externamente a Síria, único país árabe laico, com funcionamento democráticos de partidos, ampla liberdade de imprensa. Com mais de 20 partidos políticos funcionando livremente, um congresso atuante e uma nova constituição votada em fevereiro último e referendada por mais de 80% da população, a Síria é hoje, naquele cenário regional, o país que tem condições de liderar uma aliança regional para enfrentar a hegemonia estadunidense.

Não por acaso, ao lado da Síria encontram-se a Rússia, a China, o Brasil, a Índia e a África do Sul além da Federação Sindical Mundial – FSM e todos os partidos comunistas e revolucionários de todos os países. Perfilam-se ainda ao seu lado o Irã, Líbano, Iraque, além do Hezbolláh e dezenas de organizações árabes progressistas e avançadas.
O imperialismo, a ONU, seus estados-clientes, tudo vêm fazendo para derrubar o atual governo patriótico do presidente Dr. Bashar Al Assad. Mas, têm sofrido derrotas sucessivas em todos os campos, diplomático, político e mesmo no terreno militar. Tentam de todas as formas violar a soberania deste que é o mais antigo país árabe, berço da civilização ocidental.

Nesse sentido, os delegados presentes à plenária final do 3º Congresso Estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil do Estado de São Paulo, aprovam a presente Moção de Solidariedade ao Povo da Síria e à soberania de seu país.

Indicam ainda às entidades filiadas à Central, a importância de participarem do Comitê de Solidariedade ao Povo da Síria que vem sendo constituído com todas as centrais e partidos progressistas, cuja 4ª reunião ocorrerá no próximo dia 24 de junho, segunda-feira, às 19h no Centro Cultural Árabe Sírio (Rua Augusta 1.052).

Campinas, 8 de junho de 2013.

Plenária Final de Delegados do 3º Congresso Estadual da CTB de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.