Congresso da CTB-RJ elege nova diretoria

A CTB Rio de Janeiro promoveu, entre os dias 07, 08 e 09 de junho, seu 3º Congresso Estadual, que além de eleger a nova diretoria da entidade, debateu as teses do Congresso Nacional, que acontece nos dias 22 e 24 de agosto, em SP.

Durante três dias os delegados e delegadas particparam de mesas que abordaram conjuntura nacional, internacional e o papel desempenhado pela CTB em defesa dos direitos da classe trabalhadora.

Acompanharam a atividade os dirigentes nacionais da CTB Vilson Luiz, secretário de Finanças; João Batista Lemos, secretário adjunto de Relações Internacionais; Joílson Cardoso, secretário de Política Sindical e Relações Institucionais; e Adilson Araújo, presidente da CTB Bahia, que fez questão de levar seu apoio à atividade carioca.

No terceiro dia do Congresso Estadual, as atividades começaram com uma intervenção do secretário adjunto de Relações Internacionais da central, que discursou sobre o sindicalismo ao redor do mundo.

ctb rj congresso2

ctb rj congresso5
Em sua fala, João Batista defendeu a internacionalização da luta dos trabalhadores. “É preciso globalizar as reivindicações, globalizar os interesses das classes”, afirmou o secretário que citou o exemplo do Encontro Sindical Nuestra América (Esna), que discute a integração dos trabalhadores na América Latina. Para ele, as entidades do continente devem conter o avanço das forças contrárias aos trabalhadores.

ctb rj congresso4

Por fim, Batista destacou que a CTB, em cinco anos, desenvolveu um papel protagonista no continente participando ativamente do Esna.
 
Após o discurso de abertura das atividades os delegados presentes no congresso votaram proposições para mudanças no Estatuto. As propostas aprovadas foram a escolha de um presidente para o Conselho Fiscal. A ampliação da Diretoria Executiva de 13 para 17 membros criando novas secretarias como a Defesa do Meio Ambiente, Discriminação Racial, Saúde e Segurança do Trabalho e dos Servidores e Trabalhadores Públicos.
 
Outro ponto aprovado foi a ampliação da Diretoria Plena de 47 para 63 membros trazendo novas secretarias adjuntas, além de criar as seguintes coordenações regionais: Norte e Noroeste Fluminense, Sul Fluminense, Região Serrana, Região dos Lagos e Leste Fluminense.
 
Nova Diretoria

ctb rj congresso3

A votação da nova gestão da CTB-RJ ocorreu com tranqüilidade com a eleição de uma chapa unitária presidida por Ronaldo Leite. Em seu discurso o  novo presidente destacou os desafios que serão enfrentados nos próximos anos. “Este é o momento de expandir a luta para todo estado. Precisamos fortalecer o sindicalismo classita para construir um país novo”, disse.
 
Durante o evento foi recebida com tristeza a informação do falecimento do companheiro Lúcio Fraguito Esteves, diretor financeiro do Sindicato Nacional dos Moedeiros. Em sua homenagem, os presentes dedicaram um minuto de silêncio.

Por Rodrigo Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.