Congresso da CTB-AM inicia fase de retomada no estado

A CTB Amazonas realizou nos dias 30 e 31 de maio, no auditório da Vila Olímpica de Manaus, o seu terceiro congresso, com a presença de quase cem delegados e delegadas de várias categorias profissionais, tanto da capital com do interior do estado, tais como trabalhadores em educação, do nível básico e superior, trabalhadores rurais, metalúrgicos, rodoviários, policiais civis, taxistas, camelos, petroleiros, estivadores.

Os debates seguiram a orientação do temário do Congresso Nacional: avançar nas mudanças com valorização do trabalho, incluindo a análise da conjuntura local, a questão de gênero/raça e orientação sexual, e desenvolvimento com sustentabilidade ambiental, além do balanço e plano de lutas da CTB-AM.

O congresso foi acompanhado pela secretária nacional da Mulher Trabalhadora, Raimunda Gomes, que o analisa como um momento de retomada da ação da CTB no estado. “Os problemas enfrentados no Amazonas são semelhantes aos dos outros estados, como a ausência de dirigentes com disponibilidade integral para a Central. No geral, os dirigentes cuidam de seus sindicatos e quando sobra tempo passam na Central. Agora queremos adotar uma prática inversa, na qual a prioridade da atuação dos dirigentes será a Central e não mais o sindicato. Ou seja, os novos e as novas dirigentes devem atuar de maneira compartilhada com maior ênfase no crescimento e fortalecimento da CTB entre os trabalhadores e as trabalhadoras amazonenses”.

Com esse entendimento, a chapa que assume a direção da Central foi renovada em mais de 50% dos membros da gestão anterior. Porém, a maior conquista foi trazer uma mulher para presidir a central, a companheira Isis Tavares Neves, ex-presidente do Sinteam, atual secretaria de gênero da CNTE que com certeza dará um novo animo ao coletivo cetebista.

Balanço

Ao final do Congresso foi traçado um plano de lutas para os próximos quatro anos, que a nova direção encaminhará, para contribuir em melhorar o nível da conscientização da classe trabalhadora e valorização do trabalho.

“O Congresso cumpriu seu papel, chamou o conjunto dos trabalhadores e das trabalhadoras ao debate e deixa seu registro histórico na grande luta da classe trabalhadora amazonense”, ressalta a nova presidenta, Isis Tavares.

Confira abaixo a composição da nova diretoria:

Presidenta: Isis Tavares Neves –Sinteam
Vice-presidente – James Figueiredo – Policia Civil