‘Congresso da CSPB deve orientar caminho da resistência contra PEC 32’, diz presidente da CTB

O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, ressaltou a importância do 25º Congresso da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB). Com o tema “Lutar sempre pelo Estado Social e Democrático de Direito”, o evento será realizado nesta quarta-feira (30), das 12h30 às 17h, totalmente via plataforma online.

Na avaliação do presidente da CTB, o momento é oportuno para a mobilização. “Diante do esfacelamento da nação, a realização desse encontro vai ajudar a classe trabalhadora a se preparar para o próximo período. A transição que foi iniciada com a vitória eleitoral do presidente Lula traz novas expectativas para o ciclo que se inaugura em 1º de janeiro. Contudo, temos clareza de que vamos enfrentar grandes batalhas, haja vista a difícil correlação de forças do Congresso Nacional. O plano de lutas a ser aprovado pelo Congresso da CSPB deve orientar as bases para o caminho da resistência contra toda e qualquer ação ou medida que vise aprofundar a destruição do Estado nacional”, alertou Araújo.

Para o dirigente, uma das prioridades é o debate sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº32-A, em tramitação no Congresso Nacional, que visa alterar “disposições sobre servidores, empregados públicos e organização administrativa”. “Fortalecer a corrente contra a PEC 32, do desmonte do serviço público, exigirá muita astúcia e unidade política. O governo do presidente Lula, ao tempo em que ressalta a importância de mudar o curso do muro do teto dos gastos, deve também destinar centralidade e atenção para a universalização dos serviços públicos. Portanto, a meta é seguir lutando pela valorização do funcionalismo público e das carreiras, bem como pela promoção dos investimentos públicos necessários para corrigir a gritante desigualdade e renovar as estruturas do Estado com a consecução de mais concursos públicos”, afirmou Adilson.

Acesse aqui para obter mais informações sobre o 25º Congresso da CSPB.