2º Encontro Estadual da CTB-Ba tem início

Mais de quinhentos delegados de diversas entidades sindicais estão reunidos em Salvador para a realização do 2º Encontro Estadual da CTB Bahia. O evento, que teve início na manhã desta sexta-feira (31) e será encerrado no sábado (01), tem como foco a Unidade para enfrentar a crise.

 
Na abertura do evento foi apresentado um vídeo com uma retrospectiva da CTB no estado da Bahia, e em seguida foi feita a composição da mesa e entoado o Hino Nacional. Logo após, o presidente da CTB Bahia Adilson Araújo deu início ao ato político, falando acerca da criação desta Central que tem como objetivo principal garantir a luta pela conquista dos direitos dos trabalhadores. "A CTB é garra, luta e determinação! A CTB é a união dos trabalhadores da cidade e do campo na busca da da garantia dos direitos de todos os trabalhadores."

 
O presidente da CTB Nacional, Wagner Gomes, também falou sobre a importância da unidade entre as centrais sindicais para garantir uma bandeira única de luta dos trabalhadores. "A CTB veio para fortalecer os trabalhadores e trabalhadoras do país sendo plural e democrática. Estamos fazendo todo um esforço para unir as centrais sindicais para o fortalecimento da luta de toda a classe trabalhadora."
 
Além disso, representantes do governo e de partidos políticos também estiveram presentes como o Secretário Estadual do Trabalho, Emprego e Renda, Nilton Vasconcelos, o deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) e as deputadas federais Lídice da Mata (PSB) e Alice Portugal (PCdoB).

Segundo Alice Portugal a CTB o PCdoB já vem se empenhando na luta pelo socialismo há muitos anos e salientou o papel da CTB e as demais centrais sindicais na atual conjuntura política e econômica. "Temos tido importantes avanços para os trabalhadores e precisamos apoiar estes avanços evitando os retrocessos, levantando as bandeiras que vão garantir novos avanços e mantendo a luta ativa, ajudando a construir a força popular neste país", concluiu.
 
Participaram também da abertura do Encontro representantes de outras centrais sindicais como CGTB, Conlutas e CUT, o que demonstra a característica da pluralidade da CTB, e também o foco deste evento na unidade para fortalecer a luta contra a crise financeira mundial.

As atividades da manhã foram encerradas com a leitura e aprovação do Regimento Interno. Pela tarde serão apresentados textos para debate como a CTB e a luta no campo e a democratização da comunicação. Ao final haverá uma atividade cultural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.