Mobilização contra venda de empresas públicas

Em 2018, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, proibiu que o governo vendesse o controle acionário de empresas públicas e sociedades de economia mista sem autorização do Congresso Nacional. Preocupados com o descumprimento da decisão em relação à Caixa, Petrobras, Eletrobras e BB, representantes de entidades sindicais e parlamentares se reuniram com o magistrado.

O encontro foi motivado pela informação de que a Petrobras teria vendido 90% da TAG (Transportadora Associada de Gás) para o consórcio formado pelo grupo francês ENGIE e o fundo Canadense CDPQ.

Na reunião, realizada na última quarta-feira (24/04), em Brasília, Lewandowski informou que há necessidade de ser feita reclamação formal ao STF para apontar os pontos da liminar que estão sendo descumpridos pelo governo.

Na decisão, Ricardo Lewandowski estabeleceu que a dispensa de licitação só pode ser aplicada à venda de ações que não importem a perda de controle acionário de empresas públicas, sociedades de economia mista ou suas subsidiárias ou controladas.

Agora, o corpo jurídico das entidades entrará com o pedido contra um descumprimento da Constituição Federal e da própria decisão de um ministro do tribunal supremo do país.

Com informações de bancariosbahia.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.