ONU estabelece 2020 como Ano Internacional da Sanidade Vegetal

A Organização das Nações Unidas (ONU) todos os anos, desde 1957, escolhe um ou mais temas para protagonizar uma campanha que durará o ano inteiro. Um dos temas mais marcantes registrados nos últimos períodos foi o Ano da Agricultura Familiar, em 2014, que posteriormente se desdobrou na Década da Agricultura Familiar, declarada cinco anos depois. O tema escolhido para este ano também está fortemente associado à agricultura familiar: 2020 é o Ano Internacional das Nações Unidas para a Sanidade Vegetal (AISV).

A ideia por trás da escolha deste assunto é aumentar a conscientização mundial sobre a importância de proteger a sanidade das plantas como uma boa estratégia para erradicar a fome, e também reduzir a pobreza, proteger o meio ambiente e impulsionar o desenvolvimento econômico, conforme explicado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) na ocasião do lançamento do ano, no último dezembro, durante o Conselho da FAO.

A Organização apresenta dados que as plantas constituem 80% dos alimentos consumidos em todo o mundo, e que até 40% dos cultivos alimentares, a nível mundial, se perdem devido a pragas e enfermidades nas plantas. O desperdício e o prejuízo financeiro causado por essas perdas é enorme, principalmente para as comunidades rurais pobres que dependem dos ingressos derivados dessas produções, agravando ainda mais o problema da fome no mundo. O tema se torna ainda mais atual e importante quando temos questões como as mudanças climáticas e as atividades humanas que alteram os ecossistemas, criando condições propícias para a proliferação de pragas e doenças. “As plantas são a base fundamental da vida na Terra e são o pilar mais importante da nutrição humana. Mas ter plantas saudáveis não é algo que podemos dar como certo”, comentou o Diretor Geral da FAO, Qu Dongyu, ao apresentar o tema no Conselho.

Mas o que acontece na prática no 2020 AISV?

A campanha pela escolha deste tema para 2020 foi iniciada pelo governo da Finlândia. Após a declaração oficial, a FAO e sua Convenção Internacional de Proteção Fitossanitaria (CIPF) lideraram as atividades do ano relacionadas à campanha. A organização enfatizará aspectos sobre o tema da Fitosanidade, abordando-o com todos os atores envolvidos, desde governos até agricultores e outros envolvidos na cadeia produtiva e consumidora.

Os objetivos chave do 2020 AISV

– Criar consciência sobre a importância das plantas saudáveis para realizar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável;

– Destacar o impacto da sanidade vegetal na segurança alimentar e nas funções ecossistêmicas;

– Compartilhar as melhores práticas sobre como manter as plantas saudáveis ao mesmo tempo em que se protege o meio ambiente.

A CONTAG, como parte da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM) apoia o AISV

“A COPROFAM acolhe essa campanha e quer fazer parte dela, junto com os esforços que estamos dedicando à promoção da Década da Agricultura Familiar”, comenta o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG e presidente da COPROFAM, Alberto Broch, que destaca os diversos aspectos importantes inseridos neste tema escolhidos pela ONU: “Nós acreditamos muito na importância desse 2020 AISV na defesa da sustentabilidade ambiental, pois além de serem alimentos, as plantas são fundamentais para termos um meio ambiente mais sadio, especialmente em uma época em que as mudanças climáticas são algo muito grave e que devemos nos engajar para reverter essas mudanças e ter um planeta mais sustentável. Outro aspecto interessante dessa campanha da ONU é que ela recorda ao mundo a importância de promover uma agricultura mais saudável, especialmente do ponto de vista orgânico, e que possa trazer benefícios para os agricultores familiares em todo o planeta, especialmente em termos de políticas que venha fortalecer um modelo de agricultura mais sustentável e em transição para a agroecologia”, conclui Broch.

Saiba mais detalhes sobre o 2020 AISV e acesse todos os materiais disponíveis no site oficial da campanha: http://www.fao.org/plant-health-2020/home/es/

Abaixo, o vídeo promocional: https://www.youtube.com/watch?v=cTrgdovWxKc&feature=emb_title

Via CONTAG