Nova direção do Sintaema toma posse e promete enfrentar governo privatista de Tarcísio: ‘Caímos da frigideira direto para o fogo’, diz Faggian

Com um grande ato político realizado na noite desta segunda (30), foi empossada a nova direção que conduzirá as lutas do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo para a gestão 2023/2027. A atividade reuniu mais de 100 lideranças sociais e sindicais paulistas.

Em seu discurso, o presidente reeleito José Faggian enfatizou a luta contra a privatização da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp). A terceira maior empresa do segmento no mundo é o principal alvo da gestão bolsonarista no Estado. “Caímos da frigideira direto para o fogo e a mobilização e resistência serão fundamentais para fazer o enfrentamento ao governo privatista de Tarcísio de Freitas”, enfatizou.

Ainda durante a sua fala, o dirigente destacou também outras lutas do Sintaema. Entre elas, as retomadas da política de valorização do salário mínimo, do crescimento econômico e do financiamento sindical, bem como a valorização do SUS e uso do BNDES em favor de projetos para a população e pela classe trabalhadora.

“O Sintaema nunca perdeu de vista a luta da classe trabalhadora e da nossa categoria. Teremos quatro anos de muita resistência no Brasil e em São Paulo. Em nosso estado, o cenário é desafiador. Serão muitos embates pela frente e o fundamental será barrar a privatização do saneamento e de outros serviços do estado. Mas a diretoria que hoje toma posse irá se unir com o compromisso de redobrar a luta em defesa da categoria e dos nossos direitos e de atuar, de forma incansável, contra o projeto de destruição de Tarcísio de Freitas. Vamos juntos!”, reforçou.

Faggian também falou sobre o significado de eleger Lula presidente e destacou o papel do Sintaema na batalha eleitoral em São Paulo. “Foi uma disputa árdua, mas saímos vitoriosos. Um passo muito importante que significará a retomada da pauta do meio ambiente e mais espaço para disputar a pauta do saneamento”, avaliou.

Além dos trabalhadores e trabalhadoras da base e dos delegados sindicais, a solenidade contou com a presença dos vereadores Manoel Del Rio (PT-SP), Luana Alves (PSOL-SP) e Leandrinho Dantas (PRTB de Barueri-SP); da deputada estadual Mônica Seixas (PSOL-SP); do secretário-geral da CTB Nacional, Ronaldo Leite; do ex-presidente do Sintaema, Nivaldo Santana; de Eduardo Annunciato “Chicão”, presidente do Sindicato dos Eletricitários e da Fenatema; entre outras personalidades. Com informações do Sintaema.