Foz do Rio São Francisco é ameaçada com manchas de óleo petrificadas

O local fica próximo ao Pontal do Peba, outra região fortemente afetada pelo derramamento de petróleo. Corais e pedras também foram afetadas

Por Luísa Fragão e Wilfred Gadêlha, na revista Fórum

O município de Piaçabuçu, local onde deságua o Rio São Francisco no litoral sul de Alagoas, enfrenta uma situação até então inédita desde que se iniciou o vazamento de petróleo no litoral nordestino, no final de agosto deste ano. A praia da região, que é uma reserva de proteção ambiental, apresenta grandes manchas de óleo petrificadas, que se assemelham a rochas. O local fica próximo ao Pontal do Peba, outra praia fortemente afetada pelo derramamento de petróleo.

O repórter especial da Revista Fórum, Wilfred Gadêlha, que está em caravana pelo Nordeste para cobrir os impactos dessa tragédia ambiental, flagrou nesta sexta-feira (25) as enormes manchas de óleo petrificadas nas praias de Piaçabuçu. De acordo com ele, corais e pedras naturais também foram afetadas.

Walmir dos Santos, pescador da região, contou ao repórter que está muito preocupado com o vazamento de óleo e que a prática de pesca está impossibilitada no local, pois os peixes emergem nas redes já sujos com a substância.

Nesta mesma sexta-feira (25), equipes da Marinha e Exército, além de voluntários locais, atuavam na região de Pontal do Peba para retirar o óleo. O repórter Wilfred Gadêlha tentou conversar com a capitã Larissa para que comentasse a operação, mas ela não quis se pronunciar.