Entidades fazem tuitaço contra privatizações de estatais de água e energia

Pelo menos cinco entidades representativas de empresas como Eletrobras e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) farão um tuitaço na próxima segunda-feira (13). A mobilização pelas redes sociais será realizada, a partir das 9h, contra a privatização de companhias do setor. Também servirá para reforçar o ato “Água e Energia não são mercadorias”, a ser realizado no dia seguinte (14), às 10h, em frente à Bolsa de Valores (B3), no centro da capital paulista.

A movimentação no Twitter já tem a presença confirmada de representantes das centrais dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Única dos Trabalhadores (CUT), bem como do Sindicato dos trabalhadores em água, esgoto e meio ambiente do estado (Sintaema), a Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (Frune) e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Em relação ao ato, ele é organizado pelas confederações nacionais dos Urbanitários (CNU) e dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), pelas federações nacionais dos Urbanitários (FNU) e dos Trabalhadores em Água, Energia e Meio Ambiente (Fenatema), além do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas).

A intenção é denunciar à população os riscos que as privatizações das empresas públicas dos dois setores representam, como o aumento das contas, a exclusão dos serviços às famílias mais vulneráveis e a precarização das atividades, ocasionada principalmente pela demissão de trabalhadores e trabalhadoras qualificados e experientes.

O protesto pretende ainda sensibilizar empresários e governos de todas as esferas (federal, estaduais e municipais) sobre os efeitos em cadeia gerados pelas vendas das estatais, a exemplo da falta de acesso ao saneamento, aumento de doenças; energia elétrica mais cara, cortes na produção das empresas e desemprego.