‘Decretos de Lula reforçam nossa luta pelo saneamento público’, diz presidente do Sintaema

Encerrado nesta sexta-feira (14), em Brasília, o 11º Encontro Nacional dos Urbanitários (ENU) reuniu diversas lideranças dos país em torno da luta contra a privatização do saneamento, reestatização da Eletrobras e soberania nacional. Os debates também trataram dos desafios de retomada do crescimento com valorização do trabalho e combate às desigualdades.

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de São Paulo (Sintaema), filiado à CTB, participou da atividade, que começou no último dia 12 de abril, e destacou, entre os temas discutidos, a defesa das empresas públicas de energia e saneamento e a questão das privatizações que ameaçam a soberania nacional e os direitos à água e ao saneamento.

“Foi um debate muito produtivo, do qual destacamos a reflexão sobre os decretos do presidente Lula, que vão no sentido de garantir a continuidade do modelo de empresas de saneamento públicas, como o praticado pelo Sabesp. Esses decretos não só fortalecem nossa luta pela garantia do acesso à água e ao saneamento públicos, mas fortalece também nossa luta contra projetos de privatização como o do governador Tarcísio de Freitas”, destacou o presidente do Sintaema, José Faggian, que também integra a Federação Nacional dos Trabalhadores em Água, Energia e Meio Ambiente (Fenatema).

Ele também falou que o Sintaema reforçou sua ação junto ao Senado e à Câmara de Deputados. “Aproveitamos nossa presença em Brasília para reforçar a articulação que já estamos fazendo desde os primeiros dias de 2023 para garantir a revisão e mudança da Lei 14.026 e a criação de uma Frente Parlamentar em defesa do Saneamento público, dois pontos fundamentais para barrar as privatizações e preservar empresas como a Sabesp, terceira maior no mundo no ramo de saneamento”, ressaltou.

O Sintaema segue firme na luta, tanto em São Paulo, como em Brasília, para combater as violações que são as privatizações, preservar os empregos de milhares de trabalhadores e trabalhadoras e defender o acesso à água como direito humano.

Também marcaram presença no evento vários sindicatos filiados à CTB, a exemplo das entidades de Saneamento de Santa Catarina e Rio de Janeiro. Com informações do Sintaema.

Confira a galeria de fotos do encontro: