Bancada do PCdoB reforça compromisso com CTB para criação de frente parlamentar em defesa do saneamento; PSOL articula agenda

Os deputados federais do PCdoB Jandira Feghali (RJ), líder do partido na Câmara, e Daniel Almeida (BA) reforçaram, nesta quarta-feira (29), em Brasília, o compromisso do partido de auxiliar a luta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) contra a privatização do saneamento público.

A legenda é favorável à criação de uma frente parlamentar em defesa do segmento, que fortaleça a ação do Congresso Nacional contra a entrega do patrimônio nacional à iniciativa privada. A exemplo da divulgada pelo governador bolsonarista Tarcísio de Freitas, que pretende vender a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

Outro apoio coletado pela CTB contra a privatização da Sabesp e a favor da reestatização da Eletrobras foi junto à deputada Juliana Cardodo (PT-SP) e sua chefe de gabinete Vanilda da Anunciação Pereira Santos, que assinaram uma carta-compromisso pelo marco regulatório do saneamento.

Além dos parlamentares comunistas, que também irão se empenhar na Frente Parlamentar Mista pela Reestatização da Eletrobras, a comitiva cetebista discutiu a possibilidade de reforço nas batalhas com a vice-líder do bloco Federação PSOL-Rede.

“A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) tambem se comprometeu com a defesa do saneamento público e contra a privatização. Ela falou que vai articular uma reunião entre nós e a bancada do PSOL”, revelou o secretário nacional de Imprensa e Comunicação da CTB, Anderson Guahy.

Pela CTB, também participaram dos encontros a secretária de Política Agrícola e Agrária, Vânia Marques Pinto, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, e o diretor Victor Frota Silva, do Sindicato dos Urbanitários do Distrito Federal (Stiu-DF). A comitiva aproveitou a oportunidade para entregar a Pauta da Juventude Rural da Contag aos congressistas (veja aqui).