“Vitória de candidato progressista no Equador reforça resistência na região”, avalia dirigente

O ex-vice-presidente do Equador, Lenín Moreno, venceu as eleições presidenciais naquele país. O segundo turno do pleito ocorreu no último domingo (2).

Com 99,00% dos votos apurados, Moreno, do Alianza PAIS, alcançou 51,16% dos votos, contra 48,84% do oposicionista Guillermo Lasso, do CREO-Suma, segundo dados divulgados pelo do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), nesta segunda (3).

“Com o coração na mão, agradeço a todos os que em paz e harmonia foram votar. Serei o presidente de todos e vocês vão me ajudar”, expressou Moreno.

Para o secretário de Relações Internacionais da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Divanilton Pereira, esta é uma importante vitória para os governos progressistas e de esquerda da América Latina e Caribe.

“A eleição de Lenín Moreno no Equador reforça nossa resistência frente a contraofensiva conservadora na região”, expressa o sindicalista que também integra o secretariado da Federação Sindical Mundial (FSM). Segundo ele, o momento exige a unidade e resistência dos povos contra a perda dos direitos sociais e trabalhistas.

A CTB enviou uma carta para saudar o novo presidente do país. “A vitória da Alianza PAIS demonstra que o povo equatoriano decidiu continuar aprofundando a Revolução Cidadã e os avanços sociais liderados por Rafael Correa desde 2007”, diz a nota.

Leia abaixo a íntegra em espanhol:

La Central de Trabajadores y Trabajadoras de Brasil (CTB) saluda la victoria del movimiento progresista en Ecuador con la victoria del binomio Lenín Moreno – Jorge Glas, a la presidencia de la Republica.

La victoria de Alianza PAIS demuestra que el pueblo ecuatoriano decidió continuar profundizando la Revolución Ciudadana y los avances sociales encabezados por Rafael Correa desde el 2007.

En tiempos en que la derecha regional, aliada a intereses imperialistas, arremete contra procesos democráticos y soberanos como el que se vive en Venezuela, el triunfo de Alianza País en el Ecuador muestra la resistencia de las fuerzas progresistas y de izquierda en Nuestra América.

La CTB apoya las palabras expresas por Lenin Moreno de defender la Revolución y de seguir construyendo un país mejor para los ecuatorianos.

¡Viva el pueblo ecuatoriano!

¡Viva la Revolución Ciudadana!

¡Viva la unidad de las fuerzas democráticas en nuestra región!

San Pablo, 03 de abril de 2017

Adilson Araújo, Presidente Nacional de la CTB
Divanilton Pereira, Secretario de Relaciones Internacionales de la CTB y Secretario General Adjunto de la Federación Sindical Mundial.

Portal CTB com agências
Foto: EFE