Uruguai melhora indicadores sociais e econômicos nos últimos sete anos

O Uruguai exibe um crescimento sustentado há sete anos e meio, com aumento de salário e, ao mesmo tempo, redução da inflação em um dígito, segundo uma fonte governamental.

O ministro de Desenvolvimento Social (Mides), Daniel Olesker, destacou que as políticas públicas permitem estar a um passo de eliminar a indigência e tornar realidade a frase do prócere José Artigas: “que os mais infelizes sejam os mais privilegiados”.

Durante uma intervenção pelo aniversário da Declaração de Independência Nacional, Olesker especificou que os objetivos cumpridos pelo Governo fazem parte de uma decisão política, informou a Secretaria de Comunicação.

Olesker destacou que a qualidade do modelo também é importante e em tal sentido expressou que as políticas fiscais, sanitárias e sociais funcionaram para incorporar mais pessoas ao modelo de desenvolvimento.

A indigência passou de 4,7% em 2004 a 0,5 em 2011, a pobreza de 39,9 a 13,7 durante o mesmo período e em dois anos, a desigualdade se reduziu à cifra mais baixa da história nacional, segundo estatísticas oficiais.

“Não se trata só de que Uruguai se veja beneficiado por um golpe de sorte com o aumento dos preços de produtos e matérias primas agropecuárias internacionalmente”, comentou o titular do Mides.

Sem dúvida isto existe, acrescentou, “mas temos que saber aproveitar as oportunidades, com o crescimento da produtividade agropecuária nacional que explica aproximadamente 50% de dito crescimento de produção”.

Olesker lembrou que, em um contexto internacional muito complexo, este país continua no caminho de melhorar os indicadores sociais e a expansão da economia.

Alguns indicadores citados pelo ministro reconheceram que no passado ano, esta nação sul-americana manteve um aumento do consumo privado de 8,7%, agregou a fonte.

No final da atual administração (2015), o país terá uma elevação paralela tanto do salário como do emprego, enquanto que a taxa de desocupação caiu a níveis nunca conhecidos, informou também o resumo informativo.

Fonte: Prensa Latina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.