Uruguai debate atividade mineira e desenvolvimento industrial

No dia 25 de março, em Montevidéu, no Uruguai, se realizou o seminário sobre mineração de grande porte e desenvolvimento industrial. Com a descoberta de grandes jazidas de minério, o país se dividiu entre aqueles que comemoram o aumento do emprego e aqueles que querem proteger o equilíbrio ambiental. O governo ainda não autorizou o início da extração, que seria feita sobre 12.000 hectares, e pediu um novo relatório de impacto ambiental,

Nesse debate sobre a possibilidade de um projeto de exploração mineira, participaram integrantes do conselho executivo da Plenario Intersindical de Trabajadores (PIT) y Convención Nacional Trabajadores (CNT), a direção nacional da Unión Nacional de Trabajadores del Metal y Ramas Afines (UNTMRA), o Ministério da Indústria, Energia e Mineração do Uruguai, a Direção Nacional do Meio Ambiente, o Movimento Uruguai Livre de Mineração, dirigentes de delegações internacionais da Espanha e do Chile e o brasileiro Francisco Sousa e Silva, secretário-geral da União Internacional dos Sindicatos de Metalurgia e Mineração (UIS MM) e secretário de Relações Internacional da Fitmetal.

Francisco participou de uma mesa que contou com a visão dos trabalhadores mineiros internacionais, assim como as experiências desses países no setor. Foi moderado por Carlos Martínez y Danilo Dárdano (ambos integrantes do secretariado da UNMTRA), Justo Rodríguez (secretário-geral da UGT-Asturias), Miguel Soto (CONSTRAMET-Chile), Jorge Peña (presidente de SITECO – Chile). O evento contou com a participação de trabalhadores e integrantes de diversos movimentos e organizações.

“Estamos iniciando um processo de construção de unidade do sindicalismo internacional”, analisa o secretário-geral da UIS MM. “O evento avaliou a necessidade de desenvolvimento nacional, conhecendo também a realidade e a forma que se dá a relação capital-trabalho nesse ramo de metalurgia e mineração, carro-chefe da industrialização dos países”, disse.

Segundo o brasileiro, o evento foi marcado pela grande participação dos trabalhadores chilenos no debate e pela pluralidade de opiniões, tanto de quem comunga em desenvolver o país com a riqueza mineral quanto de quem, pragmaticamente, pensa nas consequências ao meio ambiente. O encerramento do seminário ficou a cargo do presidente do Uruguai, Don José “Pepe” Mujica, que se pronunciou sobre a necessidade de explorar os recursos naturais como forma de trazer benefícios sociais e gerar empregos para a população.

Fonte: FitMetal