Unasul ratifica suspensão temporária do Paraguai

A suspensão temporária do Paraguai da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) foi ratificada pelo Grupo de Alto Nível do bloco na noite da última terça-feira (14), conforme informou seu presidente, Salomón Lerner. A decisão foi anunciada depois de uma longa reunião em Lima (Peru), na qual os representantes dos países-membros do bloco discutiram a situação política paraguaia a partir de relatórios enviados por suas embaixadas.

A Unasul decidiu suspender a participação do Paraguai no dia 29 de junho por considerar que o novo governo do país rompeu com a cláusula democrática do bloco, que estabelece o dever de manter a ordem democrática entre os países membros. Segundo o grupo, o processo de impeachment de Lugo “não contou com as garantias jurídicas suficientes”.

O país, que não participou das últimas reuniões do bloco, permanecerá suspenso da Unasul até a próxima eleição presidencial, prevista para acontecer em abril de 2013. Para retornar ao grupo regional, o governo paraguaio deve realizar um pleito justo, respeitando a liberdade política, os direitos humanos, a liberdade de expressão e o direito de organização de partidos.

Lerner disse que há perspectivas positivas sobre o cumprimento do calendário eleitoral no Paraguai, o que seria um sinal do compromisso com a democracia no país. Além disso, o presidente do Grupo de Alto Nível anunciou que os países da Unasul decidiram manter posição única na próxima reunião da OEA (Organização dos Estados Americanos), onde a situação paraguaia será discutida, informou a agência IPParaguay.

No fim deste mês, os integrantes do Grupo de Alto Nível da Unasul voltam a se reunir para mais uma etapa de análise sobre a situação política do Paraguai.

Fonte: Opera Mundi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.