Uma cúpula tão irreal quanto a “democracia” que defende

Leia a esclarecedora nota do Ministério das Relações Exteriores de Cuba sobre a Cúpula da Democracia de Joe Biden:

A cúpula virtual convocada pelo governo dos Estados Unidos nos dias 9 e 10 de dezembro, com discursos pré-gravados dos convidados e uma agenda totalmente manipulada, foi um exercício demagógico, com benefício zero para a comunidade internacional e sem qualquer proposta para resolver os problemas do mundo que compartilhamos.

Como artifício político, serviu apenas para mostrar o crescente isolamento, alienação e perda de influência da nação mais poderosa do planeta. Em um sentido prático, o único resultado aparente é o compromisso de alocar 400 milhões de dólares para a subversão política de Estados soberanos em franca violação do direito internacional.

Algumas horas se passaram desde o final do evento e poucos são capazes de explicar ou lembrar o que aconteceu ali.

O governo dos Estados Unidos perdeu a oportunidade de convocar um encontro inclusivo para promover a cooperação e a busca de soluções para qualquer um dos problemas que mais urgente e gravemente impactam a vida da maioria da população mundial.

Não teve vontade de unir forças para enfrentar a fome, a desnutrição, a pobreza e as crescentes desigualdades, as condições insalubres, os problemas de imigração, o tráfico de drogas, o crime organizado e transfronteiriço, a corrida armamentista ou as mudanças climáticas. Nem mesmo concebeu a ideia de reunir líderes mundiais para discutir e articular uma resposta combinada à pandemia da Covid-19 e outras doenças transmissíveis. O fato é que os Estados Unidos não podem oferecer soluções enquanto suas políticas forem parte essencial de problemas tão graves.

Com grande demagogia, convocou o irreal encontro sob o tema da “democracia”, assumida como defesa do capitalismo e aplicável apenas a governos que não desafiem a autoridade hegemônica dos Estados Unidos. Tal fabricação deixa claro o verdadeiro propósito e interesse diversionistas em desviar a atenção mundial dos graves problemas que a sociedade e o sistema político americanos enfrentam hoje.

Um país onde o dinheiro supera a vontade popular dos cidadãos, em que a venda livre e o uso irresponsável de armas letais, a intervenção e a ingerência nos assuntos internos de Estados soberanos, onde o racismo é sistêmico e a guerra o negócio mais lucrativo, tem nada para ensinar à comunidade internacional.

Como Cuba vem alertando, o governo dos Estados Unidos conduz uma campanha perigosa, com o objetivo de criar um cisma internacional, dividir o planeta e punir os países que defendem projetos progressistas ou não aceitam os modelos impostos pelos Estados Unidos.

Tentar impor uma única receita aceitável para um sistema político a todos os países é, em si, profundamente antidemocrático. É contrário à Proclamação da América Latina e do Caribe como Zona de Paz, assinada em Havana por todos os países de nossa região, que estabelece o compromisso de respeitar integralmente o direito inalienável de cada Estado de escolher sua política, economia e sistema social e cultural, como condição essencial para assegurar a convivência pacífica entre as nações.

Essa visão distorcida é o que os leva a atuar fora das Nações Unidas, onde sofrem cada vez mais isolamento devido aos seus repetidos desafios aos princípios da convivência civilizada, respeito ao multilateralismo e à autodeterminação dos povos e igualdade soberana entre seus Estados membros, conceitos que hoje são inaceitáveis ​​para os governantes dos EUA.

Não foram convidados mais de 80 países, incluindo Cuba, o que não é surpreendente, porque somos uma nação que há quase 63 anos rejeita com sucesso a pretensão dos Estados Unidos de subjugá-la e defende efetivamente seu direito inalienável à autodeterminação. Em uma cúpula que visa promover o capitalismo e o papel central e dominante dos Estados Unidos em sua promoção, não se deve esperar a presença da Cuba socialista.

Ao cooperar para encontrar uma solução aos graves problemas do mundo, a comunidade internacional poderá sempre contar com a nossa ajuda, com a contribuição construtiva, ativa e solidária dos cubanos na busca de consensos, de unir vontades, de enriquecer e tirar proveito da diversidade e do privilégio que nos une em vez do que nos separa. A trajetória internacional dos últimos 60 anos corrobora essa afirmação.

O mundo exige paz, desenvolvimento, justiça, solidariedade, cooperação e confiança mútua. Não se beneficia da divisão, seletividade e imposições unilaterais.