UIS Metal participa de conferência latino-americana e caribenha no Peru

Os impactos da crise do capitalismo no setor mineiro e metalúrgico foi um dos temas debatidos na “1ª Conferência Latino-americana e Caribenha de Metalúrgicos, Mineros e Afins”, que ocorreu na capital peruana Lima na última terça e quarta-feira (16 e 17).

ctb fsm fitmetal peru metalurgicos uis

O secretário-geral da UIS Metal (União Internacional dos Sindicatos de Metalurgia e Mineração), Francisco Sousa, participou do evento que fez parte do 14º Congresso Nacional Ordinário da Federação Nacional de Trabalhadores Mineiros Metalúrgicos e Siderúrgicos daquela país (FNTMMSP), filiada à Confederação Geral dos Trabalhadores do Peru (CGTP).

francisco uis metalurgicos metal peru ctb fitmetal

Na sua avaliação, a atividade foi exitosa. “Encaminhamos duas novas filiações à UIS com os trabalhadores e trabalhadoras da Venezuela e da Bolívia”, informou o dirigente ao Portal CTB.

Segundo ele, outras medidas para facilitar a comunicação dos sindicatos e federações do setor, em toda a região, também foram adotadas. São elas: a elaboração do site da UIS e um boletim digital como principais meios de difusão das informações do ramo.

Golpe no Brasil

O presidente da CTB Minas Gerais e da FitMetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil), Marcelino Rocha e a secretária-geral da seção estadual da central no Rio Grande do Sul, Eremi Melo também integraram a delegação brasileira no evento.

marcelinio ctb metalurgicos peru

Em sua intervenção, Marcelino alertou os participantes sobre o golpe em curso no Brasil e as ameaças que este governo interino traz à soberania nacional e aos direitos sociais e trabalhistas conquistados nos últimos anos. Ele citou como exemplo o fim da política de valorização do salário mínimo entre outras políticas neoliberais que vão na contramão dos interesses da classe trabalhadora.

No fim do encontro, em um gesto de solidariedade ao Brasil, todos os participantes se levantaram e gritaram numa só voz “Fora, Temer”.  A próxima conferência deve ocorrer no primeiro semestre de 2017 e terá como país sede a Venezuela.

Acesse a declaração final do evento, em espanhol, aqui.

Érika Ceconi – Portal CTB