UIS Metal Europa se solidariza com mineiros na Turquia

Na última terça-feira (13), uma explosão na mina de carvão explorada pela empresa Soma Holding deixou centenas de mortos e feridos na Turquia.

Dois dias depois do ocorrido, milhares de turcos saíram às ruas em homenagem aos mortos e para protestar contra o governo que, de acordo com os sindicatos, foi negligente com a segurança daqueles trabalhadores.

A CTB se somou na manifestação de solidariedade internacional às vítimas de mais um triste episódio em consequência do sistema capitalista e emitiu uma nota demonstrando seu apoio ao povo turco (leia aqui). 

A UIS Metal Europa também manifestou seu apoio aos trabalhadores daquele país. Leia abaixo a íntegra da declaração. 

Solidariedade internacional aos trabalhadores das minas da Turquia

O Secretariado da UIS de Metal e Mineração Europa manifesta a sua raiva e indignação pelo crime que ocorreu em Soma Holding, na Turquia e resultou na morte de centenas de trabalhadores, enquanto muitos outros estão ainda presos nas minas, aumentando drasticamente o risco de mais mortes.

Este crime recente segue a longa série de incidentes relacionados com o trabalho, o resultados da não conformidade com as medidas de proteção da vida e da segurança dos trabalhadores no local de trabalho.

A intensificação do trabalho para alcançar o máximo de lucros para os monopólios e os que subcontratam, bem como as medidas de saúde e segurança que poderiam evitar os acidentes são reduzidas por causa do aumento da competitividade e rentabilidade, aumentam continuamente os postos de trabalho em fábricas em condições análogas a de escravoss e se transformam em cemitérios.

Tudo isso tem uma razão: aumentar os lucros dos monopólios e dos empreiteiros. Eles não hesitam em sacrificar milhares de trabalhadores por causa dos lucros. Os trabalhadores no setor do metal e da mineração na Europa e em todo o mundo estão experimentando os efeitos terríveis das mesmas políticas orientadas para o lucro.

De acordo com os representantes mineiros, a excelente cooperação entre a empresa que administra a empresa turca (e outros grupos nesta área de atividade) e o governo da Turquia têm impedido a adoção e aprovação de qualquer legislação com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e ampliar os direitos sindicais em muitas das minas na Turquia, em nome do chamado “desenvolvimento”.

Expressamos o nosso total apoio e solidariedade aos trabalhadores da Turquia e, especialmente para as famílias de centenas de mineiros que perderam suas vidas na mina de carvão e aqueles que ainda estão presos nos túneis.

Sotiris Poulikogiannis,
Vice-presidente para a UIS MM Europa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.