UIS-Agricultura, FSM, CTB e Contag organizam Encontro Continental em Brasília

A União Internacional de Sindicatos de Trabalhadores da Agricultura e Alimentação (UIS-TAAC), a Federação Sindical Mundial (região América) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) irão organizar, entre os dias 9 e 11 de maio, em Brasília, o 2º Encontro Continental de Trabalhadores da Agricultura e Alimentação.

“Unidos por uma verdadeira soberania e segurança alimentar”. A partir dessas palavras de ordem, as três entidades, além da CTB, pretendem reunir lideranças sindicais do campo, produtores, cooperativistas, povos indígenas e todos os setores sociais vinculados à atividade agrícola e alimentar do continente americano.

A Contag será a anfitriã do evento, que terá como propósito, segundo os organizadores, construir uma visão e uma ação comum para enfrentar a atual dominação imperial e neoliberal a qual estão submetidos os trabalhadores rurais em toda a América. Para isso, o Encontro será dividido em quatro temas principais:

– Diagnóstico sobre o impacto das políticas neoliberais no setor agroalimentar e sobre a situação social do setor rural na América;
– A produção de biocombustíveis; os transgênicos e a soberania alimentar;
– A necessidade de organização e luta dos trabalhadores rurais, por meio de uma articulação continental contra a influência das multinacionais e a criminalização dos protestos. A organização das lutas sindicais pelos direitos dos trabalhadores;
– Agricultura familiar com desenvolvimento sustentável.

A ideia dos organizadores é, ao final do Encontro, elaborar um Plano de Ação para a luta na América, nos âmbitos continental, regional e nacional. “Será também um momento para reafirmar nossa solidariedade aos trabalhadores do setor agroalimentar de todo o mundo, que hoje enfrentam, em difíceis condições, a voracidade das multinacionais e as políticas neoliberais e imperialistas”, diz a convocatória para o evento, que não será aberto ao grande público.

Portal CTB