Trump diz que premiê canadense “tem duas caras”

O clima entre os líderes que participam da reunião de cúpula da Otan, por ocasião dos 70 anos da instituição, voltou a esquentar nesta quarta-feira (4), em que o bilionário Donald Trump, presidente dos EUA, afirmou que o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, “tem duas caras”.

O comentário de Trump veio em reação a um vídeo feito no Palácio de Buckingham, em Londres, em que o político canadense parece estar rindo do americano.

Trudeau foi filmado ao lado de governantes do Reino Unido, França e Holanda comentando entrevistas de Trump à imprensa na cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que acontece em Watford, nos arredores de Londres.

O incidente, que aconteceu na terça-feira (3) e foi divulgado nesta quarta, ocorre no momento em que a organização celebra seu 70º aniversário, tenta sem muito sucesso emitir sinais de unidade.

Ao comentar o vídeo, além de dizer que o canadense tem duas caras, Trump também afirmou que Trudeau provavelmente ficou chateado por ele ter pedido mais contribuições financeiras para Otan.

Longe da unidade

“Acho que ele é um cara muito legal, mas você sabe que a verdade é que eu o cobrei pelo fato de que o Canadá não está contribuindo com 2% [do seu PIB para a Otan] e posso ver que ele não está muito feliz com isso”, declarou Trump.

As imagens, filmadas pelo anfitrião britânico na noite de terça-feira (3), foram divulgadas com legenda pela rede de televisão canadense CBC. Nelas, pode-se escutar o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, perguntando ao presidente francês, Emmanuel Macron: “Foi por isso que chegou tarde?”.

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, intervém: “Chegou tarde porque sua coletiva de imprensa durou 40 minutos”.

No começo da terça-feira, a reunião bilateral entre Macron e Trump foi precedida por uma longa atenção à imprensa, quando os líderes demonstraram publicamente suas divergências sobre a estratégia da Otan e sobre comércio.

No vídeo, Macron parece contar uma piada sobre o encontro, diante dos olhares da princesa Anne e do primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, mas o francês vira de costas para a câmera e suas palavras não podem mais ser ouvidas.

O líder francês já tinha diagnosticado que a Otan está “com morte cerebral”, palavras que o presidente dos EUA considerou “muitos desagradáveis”, mas que aparentemente vêm sendo confirmadas pelas desavenças explicitada durante a bizarra reunião convocada para comemorar os 70 anos do tratado militar que se consolidou como instrumento de domínio imperialista hegemonizado pelos EUA.