Pelo cumprimento de direitos, trabalhadores no Chile e no Uruguai cruzam os braços

A Fenpruss (Federação Nacional de Profissionais Universitários dos Serviços de Saúde) do Chile ocupou o Ministério da Saúde nesta quarta-feira (9) para exigir do ministro Jaime Mañalich o cumprimento do “Memorando do Entendimento”, um acordo firmado em julho deste ano entre a Fenpruss e o ministério sobre salários e plano de carreira, além de subsídio para o tratamento de usuários e outro de permanência profissional.

Os sindicalistas em greve desde a semana passada acusam o governo de transferir ao setor privado US$ 1,2 bilhão, apenas em 2013, por meios de concessões, que segundo a presidenta da Fenpruss, Gabriela Farías, sai mais caro para o governo do que investir na saúde pública. Acusam os sindicalistas de que foram gastos 45 bilhões de pesos em um período de três anos e nove concessões para hospitais particulares.

O acordo firmado em julho garantiria aos trabalhadores um bônus médio de US$ 243 mil para o tratamento do usuário e um bônus permanência de US$ 481 mil. Segundo os sindicalistas o acordo não foi cumprido e não há perspectiva de que seja.  A Fenpruss representa 123 associações profissionais em cada um dos 183 hospitais públicos do Chile, num total de 22 mil trabalhadores.

Uruguai

A Fuecys (Federação dos Trabalhadores do Comércio e Serviços) do Uruguai está em greve desde o fim de semana passado e a partir desta quarta-feira recebem apoio da Aebu (Associação de Bancários do Uruguai). Os bancários estão se recusando a receber os cheques dos donos de lojas dos shoppings onde os trabalhadores estão de braços cruzados. O Sindicato dos Trabalhadores de Bebidas também se solidarizarou não distribuindo bebidas nos supermercados na segunda-feira (7) e na terça-feira (8).

fuecys 01.10.2013 ellauri3

As negociações emperraram entre os sindicalistas e o Conselho de Salários do setor de supermercados e lojas. A estratégia patronal é de não conceder aumentos reais de salários, assim como ocorre no Brasil em relação à greve dos bancários.

A central sindical PIT-CNT (Plenário Intersindical de Trabalhadores-Convenção Nacional de Trabalhadores) promove ações de acordo com os avanços na negociação coletiva do setor do comércio no atual Conselho de Salários.

Portal CTB com informações de agências