Trabalhadores argentinos apoiam Cristina na questão da Repsol-YPF, diz CTA

O secretário-geral da Central de Trabalhadores da Argentina (CTA), Hugo Yasky, afirmou que a classe trabalhadora do país está ao lado da presidenta Cristina Kirchner, apoiando-a no que diz respeito ao projeto de lei que propõe a expropriação de 51% das ações da empresa Repsol-YPF.

Para o sindicalista, o referido projeto de lei é um feito histórico e um passo transcendente para a recuperação da soberania energética do país. “É a demonstração que faltava para terminar de marcar a divisão de águas entre aqueles que defendem um projeto nacional e popular, encabeçado pela presidenta, e aqueles que continuam sob a receita neoliberal e do Consenso de Washington”, afirmou o dirigente.

Yasky ainda reforçou o respaldo da CTA neste momento de grande pressão midiática e política sobre Cristina Kirchner. “Convocamos todos os trabalhadores a respaldar esse avanço, que significa recuperar o crescimento pleno dos hidrocarbonetos, vitais para a produção do país e para nosso povo”, disse.

O dirigente destacou ainda que a Frente de Soberania Energética se somará a outras organizações populares, no sentido de se mobilizar para apoiar o projeto. “Essa decisão é imprescindível para reverter um processo de decadência que se expressa com cifras eloquentes, já que quando a YPF era estatal, ela trabalhava com 86 poços por ano em busca de reservas. Na década de 90 caiu para 48 e hoje chegamos a apenas 12. Portanto, ou se recuperava a empresa de petróleo ou entraríamos em um processo em que qualquer plano de desenvolvimento econômico era inviável”, concluiu.

Fonte: CTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.