Sindicatos uruguaios pedem responsabilidade empresarial por acidentes de trabalho

Trabalhadores de vários sindicatos uruguaios começaram a concentrar-se em frente ao Parlamento, nesta terça-feira (18), para reivindicar a aprovação de uma lei que sancione empresários por negligência em acidentes de trabalho.

O Sindicato Único da Construção e Anexos (Sunca) e a PIT-CNT, mobilizaram seus filiados para um ato que deverá reunir ao longo do dia mais de 20 mil pessoas.

A Câmara dos Deputados já aprovou o projeto de lei, conhecido como “Responsabilidade Penal Empresarial” e agora cabe ao Senado fazê-lo.

Greve 

O Sunca, que demonstrou ser capaz de mobilizar milhares de filiados em ações similares, convocou uma greve nacional de 24 horas na próxima quarta (19) para evitar que o projeto seja modificado ou adiado.

Segundo o secretário geral do Sunca, Oscar Andrade, a falta de segurança nas normas trabalhistas levou a mais de 14 mil pessoas ficar com lesões físicas ou morrer em acidentes de trabalho de 1990 a 2012.

Dirigentes do Sunca também se reunirão com senadores da oposição para argumentar sobre a necessidade de que a lei seja aprovada sem modificações nem demoras, já que levou três anos de discussões na Câmara.

Os partidos da oposição e os empresários são contra a lei, pois a consideram inconstitucional e alegam que a norma não conta com as garantias necessárias para o empregador.

Com Prensa Latina 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.