Sindicato norte-americano apoia manifestação contra impeachment

A Federação Americana de Estado, Prefeitura e Empregados Municipais (AFSME, sigla em inglês), de Minnesota, nos Estados Unidos, enviou uma mensagem em solidariedade à CTB e à classe trabalhadora brasileira pelas tentativas de golpe contra a presidenta Dilma Rousseff perpetradas por grupos da direita.

Nesta quarta-feira (16), os movimentos sociais, entre eles a CTB, organizaram uma manifestação em todo o país contra o impeachment, o ajuste fiscal e pelo fora Cunha. O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que está conduzindo o processo de impeachment, é investigado por lavagem de dinheiro. Na última terça (15) a Policia Federal e o Ministério Público fizeram uma busca em sua casa.

“Nos opomos, firmemente, à interferência do governo ou de corporações norte-americanas na política e economia do Brasil, estamos com vocês”, diz a nota assinada pela presidenta do sindicato, Cherrene Horazuk, ela denuncia ainda que a oposição quer tirar a presidenta do poder porque ela representa um obstáculo para seus planos políticos e econômicos.

“Esse processo de impeachment está sendo conduzido por forças que querem privatizar os recursos públicos brasileiros, inclusive a Petrobras, e revogar os direitos básicos que os trabalhadores do Brasil lutaram e conquistaram desde o fim da ditadura nos anos 1980”, alerta a sindicalista. 

Leia abaixo a íntegra do documento:

Solidariedade à CTB e aos trabalhadores do Brasil contra a tentativa de golpe orquestrado pela direita

Camaradas,

Como presidenta do AFSCME Local 3800, um sindicato com 1.500 trabalhadores administrativos da Universidade de Minnesota, envio saudações de solidariedade aos nossos camaradas da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), uma central sindical que representa mais de 8 milhões de trabalhadores e trabalhadoras brasileiras.

Eu me junto com outros trabalhadores norte-americanos com consciência para prestar solidariedade a vocês no dia de hoje, 16 de dezembro de 2015, ao tomarem as ruas em manifestações massivas junto ao movimento progressista no Brasil para impedir o nefasto processo de impeachment contra a presidenta brasileira, Dilma Rousseff.

Esse processo de impeachment está sendo conduzido por forças que querem privatizar os recursos públicos brasileiros, inclusive a Petrobras, e revogar os direitos básicos que os trabalhadores do Brasil lutaram e conquistaram desde o fim da ditadura nos anos 1980. Eles querem enriquecer a si próprios e destruir a soberania brasileira vendendo os recursos a poderosas multinacionais ao custo dos trabalhadores brasileiros. Eles veem a presidenta do Brasil como um obstáculo para seus planos políticos e econômicos e esta é a única razão para eles tentarem retirá-la do poder.

Como frequentemente ocorre na América Latina não é difícil encontrarmos as mãos de alguma empresa dos EUA e de interesses políticos por trás desse golpe no Brasil. Nos opomos, firmemente, à interferência do governo ou de corporações norte-americanas na política e economia do Brasil e estamos com vocês, com a solidariedade entre os trabalhadores contra nossos adversários comuns.

Somos solidários à CTB e aos trabalhadores brasileiros em sua luta por manter a soberania do Brasil e na luta por uma política econômica que aprofunde as conquistas sociais já alcançadas.

Em solidariedade,

Cherrene Horazuk
Presidenta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.