Sindicalistas do ESNA se reúnem em Salvador durante Fórum Social Mundial

Sindicalistas de vários países que participam do Encontro Sindical Nossa América (ESNA) se reuniram na manhã desta quinta-feira (15) em Salvador, na Bahia, e debateram a atual conjuntura internacional e os desafios do movimento sindical na região.

O encontro ocorreu durante o Fórum Social Mundial, que se estende até o próximo sábado (17), e conta com representantes dos movimentos sociais de todos os continentes entre eles a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

O coordenador técnico do ESNA, João Batista Lemos, saudou os participantes e integrou a mesa composta pelo dirigente da central sindical uruguaia, PIT-CNT, Marcelo Abdala e pelo sindicalista da Central dos Trabalhadores de Cuba (CTC), Americo Batista Pérez.

esna mesa

Durante a atividade, que contou com a presença de representantes da Argentina, Cuba, Panamá e Uruguai, além do Brasil e um convidado de Portugal, os participantes definiram que no dia 3 de maio deste ano será realizado um seminário em Cuba e também definiu a data da reunião da Comissão Política do ESNA para o dia 22 de maio, no Uruguai.

O ESNA é um espaço de articulação do movimento sindical classista da América Latina e Caribe e conta com a participação de entidades sindicais do Brasil, Uruguai, Cuba, Argentina, Venezuela, Equador, México, Nicarágua e Panamá.

esna geral

De São Paulo,