“Sindicalismo mundial precisa fortalecer sua unidade de ação”, diz dirigente cubano

O sindicalismo na América Latina e Caribe foi o tema debatido, na manhã desta terça-feira (14), no Sindicato dos Marceneiros em São Paulo, por dirigentes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) com o representante da Central dos Trabalhadores de Cuba (CTC), Ernesto Freire.

CTB irá realizar plenária com o sindicalista cubano Ernesto Freire, em São Paulo

O cubano está na capital paulista esta semana para participar de um intercâmbio sindical. Para o presidente da central brasileira, Adilson Araújo, esta ação é fundamental para trocar experiências e pensar em uma estratégia comum do movimento sindical na região.

“A integração regional é essencial para a classe trabalhadora mundial potencializar suas ações e resistir à ofensiva imperialista”, disse Araújo durante sua intervenção na mesa mediada pelo secretário de Relações Internacionais, Divanilton Pereira. 

Freire fez uma análise sobre a atuação do movimento sindical na América Latina e Caribe e avaliou que é preciso fortalecer a unidade de ação do movimento sindical. “A única saída é a integração”, expressou o sindicalista.

cuba marceneiros ernesto adilson
O vice-presidente da Federação Sindical Mundial (FSM), João Batista Lemos, concorda com Freire. Ele destacou também a necessidade de renovação dos quadros sindicais para combater a onda conservadora. “Precisamos forjar novas lideranças para atuarem no movimento sindical internacional”, expressou.

No fim da reunião, Batista falou sobre o papel do Encontro Sindical Nossa América (Esna) e como a FSM pode intervir para fortalecer os laços entre a CTB e as centrais sindicais internacionais como a CTC.

Plenária Sindical

Nesta quinta-feira (16), Ernesto Freire irá participar da Plenária Sindical “Conversando com Cuba”, na qual irá dialogar com os sindicalistas sobre “Cuba, atualização política e os EUA”, entre outros temas. 

O encontro será a partir das 14 horas no auditório do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente), que fica na Avenida Tiradentes, 1323.

Érika Ceconi – Portal CTB 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.